Nota de pesar do CRESS-PR pela morte de Assistente Social do RJ com suspeita de COVID-19

#PraCegoVer: imagem da assistente social no lado esquerdo. No lado direito, o texto “Nota de Pesar”, com um laço preto. Abaixo, ainda no lado direito, o texto “Pela morte de Gabriela Santos Silva, Assistente Social do Rio de Janeiro. Abaixo, a logomarca do CRESS-PR.

Mais uma profissional pode ter sido vítima da COVID-19. A assistente social Gabriela Santos Silva, de 27 anos, atuava na Superintendência de Proteção Social Básica, dentro da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) do estado do Rio de Janeiro. Ela foi internada no Hospital Adão Pereira Nunes, conhecido como Hospital Saracuruna, em Duque de Caxias (RJ) no dia 13 de maio com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e morreu na segunda-feira (18). A família aguarda a confirmação da causa da morte.

A Assistente Social tinha mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com pesquisa sobre Educação e Desigualdade Social. Trabalhava e morava na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Em sua atuação, coordenou dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): Centro e Jardim do Ipê. Também trabalhou na Subsecretaria de Estado de Gestão do SUAS e Segurança Alimentar da SEDSODH. Gabriela ainda foi responsável pelo apoio técnico aos municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste Fluminense.

O CRESS-PR, gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta”, se solidariza com a família, amigas/os e colegas de profissão da Assistente Social e espera a rápida confirmação da causa da morte da Assistente Social.

Ainda que não haja confirmação da COVID-19 neste caso, o Conselho reforça a necessidade de ações da União, Estados e Municípios no combate ao novo coronavírus para reforçar a saúde pública. Também reafirma a necessidade de apoio com equipamentos de proteção individual (EPIs) e produtos de higiene nos locais de trabalho das/os Assistentes Sociais que permanecem em seus locais de trabalho. Da mesma forma, o Conselho considera essencial que as/os profissionais que os gestores façam os devidos encaminhamentos as/aos profissionais que podem executar trabalhos home office para que assim ocorra.

Denúncias ao CRESS-PR

O CRESS-PR abriu um canal de denúncias para que a categoria no Paraná possa enviar informações sobre casos que envolvam o exercício profissional e a COVID-19. Basta preencher o formulário disponível neste link com todas as informações e dados necessários. As denúncias são importantes para que o CRESS-PR atue sempre que necessário reivindicando de gestores as medidas necessárias para garantir a saúde e medidas sanitárias para trabalhadoras/es e usuárias/os do Serviço Social.

O canal de denúncias está dentro da página “Assistentes Sociais no combate à COVID-19”, que, além da planilha, reúne notícias e informativos à categoria sobre a pandemia do novo coronavírus.