Gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” (2020-2023) toma posse no CRESS-PR

Foi realizada na manhã deste sábado (16), entre as 10h e 11h30, a cerimônia de posse e transmissão de cargo da nova gestão do CRESS-PR, “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta”, que assume pelos próximos três anos (2020-2023). A presidenta Andrea Braga e as/os demais conselheiras/os foram empossadas/os pela presidenta da gestão anterior, “Tempo de Resistir, Nenhum Direito a Menos” (2017-2020), Joziane Cirilo. Também tomaram posse as gestões das Seccionais de Londrina (Assistentes Sociais: Resistência É Movimento) e Cascavel (Mobilização e Resistência).

A cerimônia teve a participação de Layliene de Souza Dias, representante da Enesso; Esther Luíza de Souza Lemos, presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss); e Daniela Moller, conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A coordenadora técnica do CRESS-PR, Tamires Oliveira, foi a cerimonialista da posse. O evento foi realizado e transmitido em caráter remoto, em cumprimento às recomendações sanitárias diante da pandemia de COVID-19. A transmissão está disponível no canal do CRESS-PR no YouTube.

Vários coletivos e movimentos sociais se manifestaram no chat da transmissão ao vivo: Centro Acadêmico de Serviço Social da UFPR; TECSOL – Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba; estudantes de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina (DCE – UEL); estudantes, profissionais e docentes de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Unidade Classista de Londrina; GESS Cascavel; e CRASS – Grupo de Assistentes Sociais de Saúde de Londrina.

Defesa da educação de qualidade

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Layliene de Souza Dias, coordenadora da ENESSO – Região Sul. Ao lado, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A coordenadora da Enesso – Região Sul, Layliene de Souza Dias, enalteceu as gestões e as/os profissionais Assistentes Sociais. A estudante falou da crise social, sanitária, econômica e política que o Brasil enfrente, em virtude da pandemia do novo coronavírus e do viés autoritário, neoliberal e excludente de várias gestões governamentais, bem como seus reflexos na educação, em especial com a ampliação do ensino à distância.

“Nós, estudantes, nos vemos diante de uma ameaça que já estava posta: a educação inserida em uma perspectiva mercadológica, com precarização e ausência de qualidade na nossa formação”. Layliene ainda parabenizou as/os profissionais pelo dia da/o Assistente Social. “Nós da Enesso reforçamos nesse momento nosso compromisso e defesa do projeto ético-político, de uma nova ordem societária anti-racista e anti-capitalista.

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Esther Luiza de Souza Lemos, Presidenta da ABEPSS. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A presidente da Abepss, Esther Luíza de Souza Lemos, também parabenizou as/os Assistentes Sociais e o trabalho do CRESS-PR. Durante sua participação, reforçou a necessidade de investimento em educação de qualidade e de ciência. A presidente da Abepss lembrou a necessidade de lutar pelos investimentos científicos em tempos de negacionismo e obscurantismo. “Sem a ciência voltaremos à idade das trevas”.

Esther ainda reforçou a necessidade de que o Brasil, neste momento de pandemia e no pós-pandemia, tenha proteção social universal, com financiamento público. Por isso, destacou, “é necessária a revogação da Emenda Constitucional 95”. “Esse tempo de quarentena tem nos colocado em situações impensáveis. Importante reforçar nosso compromisso ético de emancipação humana e de uma nova sociaabilidade”, disse.

Democracia

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Daniela Moller, conselheira do CFESS. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A conselheira do Conselho Federal de Serviço Social, Daniela Moller, ressaltou a importância de democracia e como o Conjunto CFESS/CRESS tem valorizado os espaços e participações da categoria no âmbito democrático. “Não se trata apenas das eleições, mas da participação política de toda a nossa categoria, em câmaras temáticas, em conselhos,  em espaços de representação política na sociedade, nas assembleias e nos encontros descentralizados”.

Daniela afirmou que esse momento de posse das gestões locais e nacional do Conjunto CFESS/CRESS acontece em um contexto histórico diferenciado. “A defesa da democracia é uma tarefa central e necessária nesse contexto reacionário, em um período de enfrentamento de uma crise sanitária e política no Brasil”, argumentou.

Avaliação da gestão

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Joziane Ferreira de Cirilo, presidenta do CRESS/PR. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

Antes de empossar a atual presidenta, Joziane Cirilo afirmou que esse momento traduz o reconhecimento do trabalho realizado ao lado de companheiras/os de todo o Conselho e das Seccionais. “Fizemos uma gestão ampliada, que melhorou a capacidade política”. Joziane ressaltou a participação e incentivo do CRESS-PR nesses últimos três anos da participação das/os Assistentes Sociais da base, “transpondo o cenário de banalização da vida humana e dos ataques”.

Joziane ainda destacou o empenho e o trabalho no cumprimento do papel precípuo do Conselho, da luta em defesa dos Direitos Humanos e das políticas públicas. “Cuidamos, ampliamos, estruturamos e fortalecemos o CRESS-PR em cinco eixos: Defesa e Valorização da Profissão; Formação Profissional de Qualidade; Seguridade Social universal, ampliada e democrática; Ética, Direitos Humanos e Lutas Emancipatórias; Democracia e Gestão Participativa do CRESS-PR”.

“Temos a certeza que a nova gestão será capaz de superar as dificuldades pelas quais passa o país. Contar]ao com o apoio de todas/os Assistentes Sociais. Não estamos sós. Continuaremos nossa luta por um novo mundo”, afirmou. Confira o discurso na íntegra.

Perspectivas e desafios

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Andrea Luiza Curralinho Braga, presidenta empossada do CRESS/PR. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A presidenta empossada, Andrea Braga, afirmou que essa nova gestão representa a unificação dos campos progressistas. Em sua fala, destacou a união de profissionais com longa trajetória e militância e de novos profissionais na composição da gestão. “É uma unidade na diversidade”, disse. Andrea ainda listou os desafios que a nova gestão enfrentará em meio ao cenário de retrocessos.

“Teremos uma resistência ampliada para enfrentar esse cenário. Será um desafio de lidar com um governo que exalta o neoliberalismo, a necropolítica e o senso comum. Nossa luta vem da resistência, com potenciais experiência democráticas”, disse. Andrea ainda destacou que esse desafio une a categoria, ainda mais pela luta e articulação com movimentos sociais e apoio aos Direitos Humanos, contra o racismo, LGBTfobia, todas as formas de discriminação e violências.

Andrea ainda reafirmou a necessidade de “fortalecer” o Conselho de forma a interiorizá-lo e tornar o CRESS-PR um espaço de acolhida. “Reafirmamos nossa história hegemônica do Serviço Social”, destacou. Confira o discurso na íntegra.

Composição da nova gestão

“UNIDADE NA RESISTÊNCIA, OUSADIA NA LUTA”

Membros Efetivos/as

1)    Presidente: Andrea Luiza Curralinho Braga – CRESS nº 4570

2)    Vice – Presidente: Sandra Mancino – CRESS nº 701

3)    1ª Secretária: Odete Fernandes – CRESS nº 1727

4)    2º Secretária:  Priscila Brasil – CRESS nº 7269

5)    1ª Tesoureira: Jucimeri Isolda Silveira –  CRESS nº 4005

6)    2º Tesoureira: Ilda Lopes Witiuk –  CRESS nº 1653


Conselho Fiscal: Membros

1)    Denise Ratmann Arruda Colin  –  CRESS nº 0763

2)    Edilaine Costa Aguirre – CRESS nº 5498

3)    Deby Caroline Eidam de Almeida – CRESS nº 12.441


Suplentes

1)    Jackson Michel Teixeira da Silva  – CRESS nº 11.266

2)    Josiane Alves de Almeida Caçador – CRESS nº 10.537

3)    José Lucas Januário  de Menezes – CRESS nº 12.767

4)    Márcia Helena Carvalho Lopes – CRESS nº 0163

5)    Rosangela Aparecida de Souza Costa Andrean – CRESS nº 9136

6)    Christiani Cassoli Bortoloto Lopes  – CRESS nº 6304

7)    Cristiane Gonçalves de Souza  – CRESS nº 6957

8)    Adrieli Volpato Craveiro – CRESS nº 7238

9)    Marcelo Nascimento de Oliveira – CRESS nº 7274

SECCIONAL CASCAVEL – “MOBILIZAÇÃO E RESISTÊNCIA”

Membros Efetivos

1)    Coordenadora: Suzani Gabriel Sartori Fillus – CRESS nº 4671

2)    Tesoureira: Ester Taube Toretta – CRESS nº 2002

3)    Secretária: Edyane Silva de Lima – CRESS nº 6075

Suplentes

1)    Rogério Angelo da Silva – CRESS nº 10.737

2)    Maria Geusina da Silva – CRESS nº 3941

3)    Monica Gomes – CRESS nº 6397

SECCIONAL LONDRINA – “ASSISTENTES SOCIAIS: RESISTÊNCIA É MOVIMENTO

Membros Efetivos

Coordenadora: Liana Lopes Bassi – CRESS nº 1413

Tesoureira: Tatiane Monteiro Caldeira – CRESS nº 9744

Secretária: Luana Garcia Campos – CRESS nº 7246

Suplentes

1) Juliana Rodrigues da Cruz Santos – CRESS nº 10.011

2)    Maria Edna Chagas Silva – CRESS nº 5546

3)    Andreliane Godoy Maistrovicz – CRESS nº 13.166