Gestão “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta” (2020-2023) toma posse no CRESS-PR

Foi realizada na manhã deste sábado (16), entre as 10h e 11h30, a cerimônia de posse e transmissão de cargo da nova gestão do CRESS-PR, “Unidade na Resistência, Ousadia na Luta”, que assume pelos próximos três anos (2020-2023). A presidenta Andrea Braga e as/os demais conselheiras/os foram empossadas/os pela presidenta da gestão anterior, “Tempo de Resistir, Nenhum Direito a Menos” (2017-2020), Joziane Cirilo. Também tomaram posse as gestões das Seccionais de Londrina (Assistentes Sociais: Resistência É Movimento) e Cascavel (Mobilização e Resistência).

A cerimônia teve a participação de Layliene de Souza Dias, representante da Enesso; Esther Luíza de Souza Lemos, presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss); e Daniela Moller, conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A coordenadora técnica do CRESS-PR, Tamires Oliveira, foi a cerimonialista da posse. O evento foi realizado e transmitido em caráter remoto, em cumprimento às recomendações sanitárias diante da pandemia de COVID-19. A transmissão está disponível no canal do CRESS-PR no YouTube.

Vários coletivos e movimentos sociais se manifestaram no chat da transmissão ao vivo: Centro Acadêmico de Serviço Social da UFPR; TECSOL – Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba; estudantes de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina (DCE – UEL); estudantes, profissionais e docentes de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Unidade Classista de Londrina; GESS Cascavel; e CRASS – Grupo de Assistentes Sociais de Saúde de Londrina.

Defesa da educação de qualidade

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Layliene de Souza Dias, coordenadora da ENESSO – Região Sul. Ao lado, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A coordenadora da Enesso – Região Sul, Layliene de Souza Dias, enalteceu as gestões e as/os profissionais Assistentes Sociais. A estudante falou da crise social, sanitária, econômica e política que o Brasil enfrente, em virtude da pandemia do novo coronavírus e do viés autoritário, neoliberal e excludente de várias gestões governamentais, bem como seus reflexos na educação, em especial com a ampliação do ensino à distância.

“Nós, estudantes, nos vemos diante de uma ameaça que já estava posta: a educação inserida em uma perspectiva mercadológica, com precarização e ausência de qualidade na nossa formação”. Layliene ainda parabenizou as/os profissionais pelo dia da/o Assistente Social. “Nós da Enesso reforçamos nesse momento nosso compromisso e defesa do projeto ético-político, de uma nova ordem societária anti-racista e anti-capitalista.

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Esther Luiza de Souza Lemos, Presidenta da ABEPSS. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A presidente da Abepss, Esther Luíza de Souza Lemos, também parabenizou as/os Assistentes Sociais e o trabalho do CRESS-PR. Durante sua participação, reforçou a necessidade de investimento em educação de qualidade e de ciência. A presidente da Abepss lembrou a necessidade de lutar pelos investimentos científicos em tempos de negacionismo e obscurantismo. “Sem a ciência voltaremos à idade das trevas”.

Esther ainda reforçou a necessidade de que o Brasil, neste momento de pandemia e no pós-pandemia, tenha proteção social universal, com financiamento público. Por isso, destacou, “é necessária a revogação da Emenda Constitucional 95”. “Esse tempo de quarentena tem nos colocado em situações impensáveis. Importante reforçar nosso compromisso ético de emancipação humana e de uma nova sociaabilidade”, disse.

Democracia

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Daniela Moller, conselheira do CFESS. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A conselheira do Conselho Federal de Serviço Social, Daniela Moller, ressaltou a importância de democracia e como o Conjunto CFESS/CRESS tem valorizado os espaços e participações da categoria no âmbito democrático. “Não se trata apenas das eleições, mas da participação política de toda a nossa categoria, em câmaras temáticas, em conselhos,  em espaços de representação política na sociedade, nas assembleias e nos encontros descentralizados”.

Daniela afirmou que esse momento de posse das gestões locais e nacional do Conjunto CFESS/CRESS acontece em um contexto histórico diferenciado. “A defesa da democracia é uma tarefa central e necessária nesse contexto reacionário, em um período de enfrentamento de uma crise sanitária e política no Brasil”, argumentou.

Avaliação da gestão

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Joziane Ferreira de Cirilo, presidenta do CRESS/PR. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

Antes de empossar a atual presidenta, Joziane Cirilo afirmou que esse momento traduz o reconhecimento do trabalho realizado ao lado de companheiras/os de todo o Conselho e das Seccionais. “Fizemos uma gestão ampliada, que melhorou a capacidade política”. Joziane ressaltou a participação e incentivo do CRESS-PR nesses últimos três anos da participação das/os Assistentes Sociais da base, “transpondo o cenário de banalização da vida humana e dos ataques”.

Joziane ainda destacou o empenho e o trabalho no cumprimento do papel precípuo do Conselho, da luta em defesa dos Direitos Humanos e das políticas públicas. “Cuidamos, ampliamos, estruturamos e fortalecemos o CRESS-PR em cinco eixos: Defesa e Valorização da Profissão; Formação Profissional de Qualidade; Seguridade Social universal, ampliada e democrática; Ética, Direitos Humanos e Lutas Emancipatórias; Democracia e Gestão Participativa do CRESS-PR”.

“Temos a certeza que a nova gestão será capaz de superar as dificuldades pelas quais passa o país. Contar]ao com o apoio de todas/os Assistentes Sociais. Não estamos sós. Continuaremos nossa luta por um novo mundo”, afirmou. Confira o discurso na íntegra.

Perspectivas e desafios

#PraCegoVer: frame da transmissão ao vivo, com a arte da campanha do Dia da/o Assistente Social ao fundo. Do centro para a esquerda, a imagem de Andrea Luiza Curralinho Braga, presidenta empossada do CRESS/PR. Ao lado direito, a imagem da tradutora simultânea de LIBRAS.

A presidenta empossada, Andrea Braga, afirmou que essa nova gestão representa a unificação dos campos progressistas. Em sua fala, destacou a união de profissionais com longa trajetória e militância e de novos profissionais na composição da gestão. “É uma unidade na diversidade”, disse. Andrea ainda listou os desafios que a nova gestão enfrentará em meio ao cenário de retrocessos.

“Teremos uma resistência ampliada para enfrentar esse cenário. Será um desafio de lidar com um governo que exalta o neoliberalismo, a necropolítica e o senso comum. Nossa luta vem da resistência, com potenciais experiência democráticas”, disse. Andrea ainda destacou que esse desafio une a categoria, ainda mais pela luta e articulação com movimentos sociais e apoio aos Direitos Humanos, contra o racismo, LGBTfobia, todas as formas de discriminação e violências.

Andrea ainda reafirmou a necessidade de “fortalecer” o Conselho de forma a interiorizá-lo e tornar o CRESS-PR um espaço de acolhida. “Reafirmamos nossa história hegemônica do Serviço Social”, destacou. Confira o discurso na íntegra.

Composição da nova gestão

“UNIDADE NA RESISTÊNCIA, OUSADIA NA LUTA”

Membros Efetivos/as

1)    Presidente: Andrea Luiza Curralinho Braga – CRESS nº 4570

2)    Vice – Presidente: Sandra Mancino – CRESS nº 701

3)    1ª Secretária: Odete Fernandes – CRESS nº 1727

4)    2º Secretária:  Priscila Brasil – CRESS nº 7269

5)    1ª Tesoureira: Jucimeri Isolda Silveira –  CRESS nº 4005

6)    2º Tesoureira: Ilda Lopes Witiuk –  CRESS nº 1653


Conselho Fiscal: Membros

1)    Denise Ratmann Arruda Colin  –  CRESS nº 0763

2)    Edilaine Costa Aguirre – CRESS nº 5498

3)    Deby Caroline Eidam de Almeida – CRESS nº 12.441


Suplentes

1)    Jackson Michel Teixeira da Silva  – CRESS nº 11.266

2)    Josiane Alves de Almeida Caçador – CRESS nº 10.537

3)    José Lucas Januário  de Menezes – CRESS nº 12.767

4)    Márcia Helena Carvalho Lopes – CRESS nº 0163

5)    Rosangela Aparecida de Souza Costa Andrean – CRESS nº 9136

6)    Christiani Cassoli Bortoloto Lopes  – CRESS nº 6304

7)    Cristiane Gonçalves de Souza  – CRESS nº 6957

8)    Adrieli Volpato Craveiro – CRESS nº 7238

9)    Marcelo Nascimento de Oliveira – CRESS nº 7274

SECCIONAL CASCAVEL – “MOBILIZAÇÃO E RESISTÊNCIA”

Membros Efetivos

1)    Coordenadora: Suzani Gabriel Sartori Fillus – CRESS nº 4671

2)    Tesoureira: Ester Taube Toretta – CRESS nº 2002

3)    Secretária: Edyane Silva de Lima – CRESS nº 6075

Suplentes

1)    Rogério Angelo da Silva – CRESS nº 10.737

2)    Maria Geusina da Silva – CRESS nº 3941

3)    Monica Gomes – CRESS nº 6397

SECCIONAL LONDRINA – “ASSISTENTES SOCIAIS: RESISTÊNCIA É MOVIMENTO

Membros Efetivos

Coordenadora: Liana Lopes Bassi – CRESS nº 1413

Tesoureira: Tatiane Monteiro Caldeira – CRESS nº 9744

Secretária: Luana Garcia Campos – CRESS nº 7246

Suplentes

1) Juliana Rodrigues da Cruz Santos – CRESS nº 10.011

2)    Maria Edna Chagas Silva – CRESS nº 5546

3)    Andreliane Godoy Maistrovicz – CRESS nº 13.166

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.