Confira o CRESS-PR Orienta: “Sigilo, Material Técnico e Material Técnico Sigiloso”

#PraCegoVer: no canto superior esquerdo, a arte do informativo CRESS-PR Orienta, com dois ícones de balões de conversa. No canto superior direito, a logomarca do CRESS-PR. Abaixo, a frase “Sigilo, Material Técnico e Material Técnico Sigiloso”, ao lado esquerdo. No lado direito, uma arte com uma pilha de livros com um cadeado ao centro.

Os desafios relacionados ao sigilo profissional no âmbito do Serviço Social têm suas questões centrais vinculadas à precarização das condições objetivas de trabalho, às requisições institucionais e sociais, e demandas profissionais, bem como à capacidade ético-política das/os assistentes sociais refletirem sobre o sigilo nesse contexto. Nesse sentido, as questões de implementação do sigilo se explicitam cotidianamente em situações concretas da vida das/os usuárias/os atendidas/os. Logo sua resolutividade não se dará pela via de regulação (legislações), uma vez que não se trata de uma imprecisão legal ou normativa, mas de dilemas dos tensionamentos da vida social, de situações concretas.

Portanto, o sigilo profissional não é abstrato, mas se configura como toda informação que comprometa a integridade da/o usuária/o. Confira mais no informativo Cress Orienta.