Nota de apoio do CRESS-PR à promotora Susana Broglia Feitosa Lacerda

#PraCegoVer: imagem com a frase “Nota de Apoio à Promotora Susana Broglia Feitosa de Lacerda, de Londrina” ao centro, com o símbolo do Serviço Social ao fundo, em marca d’água.

O Conselho Regional de Serviço Social da 11ª Região (CRESS-PR), por meio da Seccional de Londrina, é o órgão de representação da categoria dos Assistentes Sociais, com área da jurisdição no Estado do Paraná. Como autarquia federal, regido pelas legislações vigentes e pelo Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS, tem por objetivos principais: fiscalizar, defender e disciplinar o exercício profissional das/os Assistentes Sociais em prol da qualidade dos serviços prestados às/aos usuárias/os.

Como parte do nosso projeto profissional, a categoria das/os assistentes sociais tem a liberdade como valor central, entendendo-a como possibilidade de realizar escolhas entre alternativas concretas, além da defesa intransigente dos Direitos Humanos.

Assim, manifestamos nosso apoio à promotora da 24ª Promotoria de Justiça, Dra. Susana Broglia Feitosa de Lacerda, que, desde seu acesso ao cargo, vem apresentando ampla defesa dos direitos à população de Londrina, em relação à saúde, à vida e às necessidades para que estas se realizem via poder público.  Reiteramos nosso apoio à democracia, à ampliação da cidadania e à defesa dos direitos sociais os quais tem sido pauta constante da Dra. Susana.

Repudiamos os ataques neoconservadores e insanos de um grupo de caráter ultra liberal, liderado por uma personalidade pública irresponsável que, de dentro de seu gabinete e redes sociais, desfere ódio e manifestações machistas e misóginas. Não nos surpreendemos com essa postura, considerando que esta mesma figura pública já causou em outros momentos transtornos a comunidade londrinense na busca desesperada de visibilidade midiática.

Ressaltamos que essa manifestação de desrespeito reafirma o discurso de ódio e machista, tão difundido por seu idealizador. Também expõe que a extrema direita não compreende e não acredita na democracia. Logo, seu discurso tem como base a violência e a necropolitica, buscando deturpar a defesa do direito à vida no atual contexto de pandemia. Repudiar e manifestar-se contrário a tal atitude é expressar que estamos ao lado da classe trabalhadora, de forma classista, contra o conservadorismo e contra toda arbitrariedade expressa por grupos que compartilham deste pensamento.