7 de abril é Dia Mundia da Saúde: todas/os em defesa do SUS e da saúde pública de qualidade

O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (7), tem um significado especial neste ano de 2020: a luta contra a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, aliada a necessidade de investimentos na saúde pública. De acordo com os dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde na manhã desta terça, o número de casos confirmados passava de 12 mil e as mortes contabilizadas chegavam a 567. Mas sabemos que os casos são subnotificados.

Por isso, além de parabenizarmos o empenho das/os trabalhadoras/es no enfrentamento à pandemia, esse é o momento de evidenciar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista da classe trabalhadora, reafirmar a necessidade de mobilização e denunciar os ataques materializados no desfinanciamento, na privatização, nas precárias condições de trabalho e de atendimento à população, dentre outras questões.

Esse ano, contudo, viveremos esse dia de luta em uma conjuntura jamais esperada e totalmente diferente nesses quase 32 anos de criação do SUS, devido ao cenário de pandemia. Com isso, vem à tona de maneira ainda mais concreta a necessidade e a importância do SUS, bem como a relação da saúde com as condições de vida e trabalho da população.

Vivemos um paradoxo da necessidade de nos mobilizar para a defesa do SUS e, ao mesmo tempo, não poderemos realizar grandes atividades públicas, devido às medidas de distanciamento social. Isso nos obriga a pensar outras alternativas e formas de luta.

Nesta conjuntura, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) e a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde conclamam as/os Assistentes Sociais, juntamente com os diversos movimentos (sindicato, associação, núcleos e outras formas de organização e representação dos trabalhadores e da sociedade em geral) para que empunhem essa bandeira e participem de uma grande campanha virtual.

Além de atividades realizadas nas redes sociais, está marcado um grande ato, com apitaço/janelaço, na noite do dia 07 de abril as 20:30, para denunciar as precárias condições de trabalho das/os profissionais de saúde, ainda mais graves nesse momento de pandemia, e a necessidade de alocação dos recursos necessários para o SUS nesse momento. Vamos nos manifestar em defesa do SUS, da saúde de caráter público, gratuito, 100% estatal, de qualidade e que atenda todas as necessidades das/os trabalhadoras/es.

Confira a carta de manifesto da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde sobre esta importe data e a luta pela saúde pública.

Texto do CRESS-PR juntamente com a Assistente Social Priscila Brasil