Assistentes sociais com 60 anos ou mais também podem votar? Saiba mais

As eleições do Conjunto CFESS-CRESS estão mobilizando a categoria em todo o Brasil!

Os CRESS estão recebendo milhares de pedidos de atualização de dados (e-mail, CPF, telefone e data de nascimento) para que o/a assistente social possa receber a senha de votação, que ocorrerá on-line entre os dias 10 e 12 de março/2020.

Entre no site oficial das eleições

Nesse processo, costumam surgir dúvidas por parte de profissionais. Uma recorrente é: assistente social aposentado/a com 60 anos ou mais pode votar?

A integrante da Comissão Nacional Eleitoral do CFESS, Daniela Neves, responde: “se o/a assistente social com 60 anos ou mais tem inscrição ativa no CRESS (ou seja, possui isenção da anuidade por ter completado 60 anos, mas não cancelou seu registro), ele/a pode votar sim”.

Segundo ela, é importante destacar essa questão da idade do/a profissional, pois só a partir dos 60 anos é que o/a assistente social fica isento/a do pagamento da anuidade. Antes disso, só se ele/a cancelar a inscrição (mesmo aquelas pessoas que se aposentaram por tempo de serviço).

Na opinião da presidente do CFESS, Josiane Soares, o interesse de uma parcela da categoria profissional já aposentada em participar das Eleições CFESS-CRESS 2020-2023 reafirma o compromisso de assistentes sociais de gerações passadas, que contribuíram para construção do Projeto Ético-político profissional e para o fortalecimento das entidades representativas.

“Estamos falando de pessoas que se dedicaram décadas ao exercício profissional e que, mesmo depois de aposentadas, continuam contribuindo nos debates sobre a profissão e sobre o Conjunto CFESS-CRESS”, ressaltou Josiane.

Fonte: CFESS.