Perguntas e respostas: informe-se sobre as eleições 2020 do Conjunto CFESS/CRESS

O CRESS-PR preparou um compilado com de informações sobre as eleições 2020 do conjunto CFESS/CRESS. As eleições acontecem entre os dias 10 e 12 de março por voto on-line.

Quem vota e como faz para votar?

No site tem uma matéria detalhada sobre isso. O mais importante nesse momento é você atualizar seus dados junto ao CRESS de sua região. Confira!

Por que agora é voto on-line?

Esta é uma deliberação de toda a categoria aprovada em Plenária Ampliada CFESS-CRESS, realizada em Porto Alegre (RS) em 2018.

Estudos técnicos e financeiros apontam para redução significativa dos custos operacionais do processo eleitoral (como impressão de cédulas e gastos com postagens de Correios), possibilitando o investimento do Conjunto em outras estratégias de defesa da profissão.

O voto on-line é seguro, porque passa por processos de auditoria e validação internas e externas; é plural, porque possibilita que assistentes sociais em regiões mais longínquas possam votar sem se deslocar; é transparente, porque amplia os recursos de campanha com o site que divulgará informações necessárias e as chapas inscritas, além de tornar mais ágil a apuração, que é acompanhada por auditoria devidamente certificada.

Por que devo votar?

O voto, na concepção do Conjunto CFESS-CRESS, é um direito da categoria. Por isso ele é facultativo e cada assistente social decide se quer exercê-lo ou não.

Ao votar, o/a assistente social escolhe diretamente quem vai estar à frente das entidades (CFESS e CRESS) e, assim, quais os rumos que a profissão seguirá no próximo triênio. Quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo. Quanto maior a participação da categoria, mais profissionais fazendo a defesa do Serviço Social brasileiro!

É assim nos outros Conselhos Federais de regulamentação?

O processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS é, sem dúvida, um dos mais plurais e democráticos do país.

O CFESS é o único conselho federal de fiscalização profissional cuja direção é eleita pelos/as profissionais por meio de voto direto não obrigatório.

Em outras categorias, a diretoria é indicada pelos conselhos regionais por meio de assembleia, ou então por voto direto obrigatório.

O CFESS também é o único conselho federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática.

É você quem escolhe diretamente os candidatos/as que irão construir estratégias e ações em defesa do fortalecimento do Serviço Social brasileiro e de todos/as os/as trabalhadores/as.

Senha provisória

Com o envio da senha provisória para as Eleições CFESS-CRESS 2020-2023, assistentes sociais têm tido ainda algumas dúvidas sobre o procedimento de alterar a senha.

Confira, no passo-a-passo abaixo, como proceder:

• Confira sua caixa de spam: O e-mail com a senha provisória de votação pode ter caído no spam! O remetente do e-mail é identificado com o domínio  @votaassistentesocial.com.br
  • Com a senha provisória recebida, acesse o site www.votaassistentesocial.com.br
  • Escolha seu Regional;
  • No menu, vá na opção Senha e depois Alterar Senha;
  • Faça a confirmação positiva dos dados, é uma forma segura de confirmar que é você que está fazendo a alteração de senha. São três perguntas;
  • Digite a nova senha, de pelo menos 8 caracteres alfanuméricos, diferente da senha provisória, e confirme a nova senha digitada;
  • Pronto, agora é aguardar o dia da votação para acessar com a senha alterada;
  • Leia a seção Perguntas e respostas, caso tenha dúvidas;
  • Ou acesse a opção Posso Ajudar, mas confira o horário de atendimento.