Confira todos os detalhes sobre o Segundo Seminário Serviço Social e Direitos Humanos

O II Seminário Serviço Social e Direitos Humanos: Resistências e Lutas Emancipatórias, é organizado pelo CRESS-PR, gestão “Tempo de Resistir: Nenhum direito a menos”, e acontece no dia 13 de dezembro de 2019, em Curitiba. Os participantes poderão acompanhar palestras, mesas e debates sobre temas relacionados aos Direitos Humanos e ao Serviço Social, como etnias, povos indígenas, gênero e imigrantes.

O Seminário será realizado no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que fica na Rua João Negrão, 1285 – bairro Rebouças. As inscrições pelo site foram encerradas no dia 12 de dezembro. No dia do evento, as inscrições podem ser feitas no local do Seminário. Podem participar Assistentes Sociais, estudantes de Serviço Social e público em geral.

Veja aqui o mapa com serviços disponíveis na região em que será realizado o evento.

 

Programação completa

As atividades do seminário terão início às 7h30 do dia 13 de dezembro, com o credenciamento das/os participantes. Confira abaixo todas as palestras, palestrantes e horários em que serão realizadas.

7h30 – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h30 – Palestra de abertura: Serviço Social, Direitos Humanos e o debate de classe, gênero e raça/etnia na profissão

Palestrantes: Profa. Dra. Zelma Madeira

Profa. Dra. Jucimeri Isolda Silveira

Coordenação: Daraci Rosa dos Santos (CTDH)

11h – Debate

12h – Almoço

13h30 – Mesa 1 – O Serviço Social e o trabalho com migrantes, refugiados, apátridas e população em situação de rua

Palestrantes: Assistente Social Eliane Silverio Betiato

Profa. Dra. Tatyana Scheila Friedrich

Coordenação: Patricia da Silva Cardoso (CTDH)

14h30 – Debate

15h15 – Intervalo

15h30 – Mesa 2 – O Serviço Social e o trabalho com povos indígenas, tradicionais e do campo

Palestrantes: Prof. Dr. Wagner Roberto do Amaral

Ms. Dandara dos Santos Damas Ribeiro

Coordenação: Deby Eidam (CTDH)

17h – Debate

18h – Encerramento

 

Palestrantes

O Segundo Seminário Serviço Social e Direitos Humanos: Resistências e Lutas Emancipatórias acontece no dia 13 de dezembro de 2019, no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Curitiba e contará com seis palestrantes, que já estão confirmadas/os. Os temas das palestras estão disponíveis na programação completa, que você confere neste link.

Confira aqui a lista de palestrantes e o currículo de cada uma/um delas/es.

 

Dandara dos Santos Damas Ribeiro

Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2013-2015), na linha de pesquisa “Memória, Saberes e Territorialidades”, com foco na relação entre territorialidade e movimento na trajetória da Comunidade Quilombola Manoel Ciriaco dos Santos – Guaíra/PR. Bacharel em Direito também pela UFPR (2006-2010). Atualmente, atua como assessora jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná, com experiências na área de proteção ao meio ambiente e proteção aos direitos humanos.

 

 

 

 

 

Eliane Silvério Betiato

Assistente Social trabalha na Casa de Acolhida São José. Atuante na defesa de garantia de direitos da população em situação de rua. Integrante da Câmara Temática de Assistência Social CRESS PR. Membro do CIAMP Municipal de Curitiba e da Comissão Nacional e Permanente dos Direitos da População em Situação de Rua do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

 

 

 

 

 

 

Jucimeri Isolda Silveira

Doutora em Serviço Social (PUCSP), Mestra em Sociologia (UFPR), professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Direitos Humanos, coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR. Professora colaboradora da do Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Pesquisadora em Direitos Humanos, Assistência Social, Território e Planejamento Público.

 

 

 

 

 

 

Maria Zelma de Araújo Madeira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (1991) , mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Sociologia pela UFC com linha de Pesquisa Pensamento social, imaginário, e religião. Coordenadora da CEPPIR – Coordenadoria Especial de Politicas para promoção da Igualdade Racial do Ceará/SPS (desde 2015). Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará(2009). Professora do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão social. Coordenadora do NUAFRO- Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais: cultura e sociedade da UECE Tem experiência na área de Sociologia, Serviço Social, com ênfase em Relações de Gênero, Étnico-raciais e Família, atuando principalmente nos seguintes temas: Família, Gênero, Política sociais, Politica de Ação Afirmativa, Politica de Assistência Social, Sociologia, relações étnico- raciais, cultura e religião de matriz africana.

 

 

Tatyana Scheila Friedrich

Possui graduação em Direito pela UFPR (1996), Aperfeiçoamento pela City University (UK/1998), Mestrado (2002) e Doutorado (2005) pela Universidade Federal do Paraná, Pós-doutorado na Fordham University, NY (2015). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Paraná, líder do Grupo de Pesquisa Nupesul – Nucleo de Pesquisa em Direito Público do Mercosul PPGD//UFPR, participante do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, através do Projeto Refúgio, Migrações e Hospitalidade. É membro do conselho científico do Instituto Romeu Felipe Bacellar. Coordenou 10 obras jurídicas, dentre as quais os 7 volumes da Coleção Direito Internacional Multifacetado. Autora de outros dois livros, da área de direito internacional público e direito internacional privado, além de artigos científicos publicados em Obras Coletivas e Periódicos Especializados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional público e privado; direitos humanos, mercosul, integração regional. Atualmente pesquisa e faz atividade de extensão na temática da Migração Internacional e Regional. No período de agosto de 2015 a janeiro de 2016, realizou Pós-doutorado como visiting scholar na Fordham University (NYC):Bolsista da Capes.

 

Wagner Roberto do Amaral

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado do Departamento de Serviço Social e docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, alfabetização e educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, educação superior indígena, diversidade cultural, território, políticas sociais e direitos sociais. Atuou como Coordenador do Projeto Educação Reviver Indígena de Alfabetização de Jovens e Adultos Kaingang e Guarani (1997-2000) e como Coordenador Político-Pedagógico da Associação Projeto Educação do Assalariado Rural Temporário – APEART (2000-2004). Atuou ainda como Coordenador Estadual de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos e como Chefe do Departamento da Diversidade na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2004-2010) conduzindo as políticas de Educação Escolar Indígena, Educação do Campo, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, Gênero e Diversidade Sexual e Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos da Rede Estadual de Educação do Paraná. Atualmente é membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da UEL e da CUIA do Paraná. Docente no Programa Iniciativa para Erradicação do Racismo na Educação Superior, coordenada pela Universidad Nacional Três de Febrero (UNTREF) – Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina.