Mobilização de Assistentes Sociais conquista recomposição de recursos públicos

Vitória é resultado da mobilização de Assistentes Sociais. Foto: CNDAS 2019

Nesta terça-feira (10) foi conquistada uma importante vitória da Assistência Social no Brasil. Graças à mobilização de profissionais do Paraná e de todo o país, as/os profissionais conquistaram a reposição de recursos para o exercício de 2019 no valor de R$ 800 milhões. As informações são do site da CNDAS.

Esse montante garante investimentos relativos a manutenção de equipamentos do Serviço Social, como CRAS, CREAS, Centros Pop e Acolhimentos. Dessa forma, essa vitória pode assegurar o atendimento de mais de 25 milhões de pessoas durante o ano.

A resistência das/os Assistentes Sociais ocorreu em todo o Brasil e teve como um dos pontos mais importantes a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (CNDAS) de 2019, que ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro.

Na ocasião, uma audiência pública sobre o assunto foi realizada na Câmara dos Deputados e contou com centenas de Assistentes Sociais, entre as/os quais a conselheira Jucimeri Silveira, do CRESS-PR, e a Assistente Social e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Marcia Lopes, que também participaram da pressão popular pela recomposição da verba. No Paraná, as/os profissionais em cada um dos setores de trabalho e suas mobilizações também foram importantes para essa conquista.

Ainda que um dos objetivos da luta do Serviço Social tenham sido alcançados, a mobilização das/os profissionais continua. Diante da Emenda Constitucional 95/2016, que congela recursos públicos, é preciso fortalecer a incidência política e a defesa popular do direito à Assistência Social, da Seguridade Social Pública e Universal e da democracia.

Confira a Agenda de Lutas disponível na Carta da Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, lançada em novembro de 2019.