Mobilização de categorias garante derrubada do veto ao PL da Educação

Com forte mobilização de Assistentes Sociais e Psicólogas/os de todo o Brasil, o Congresso Nacional, reunido em sessão na tarde desta quarta-feira (27), derrubou o veto da Presidência da República ao PL da Educação, que garante profissionais das duas áreas nas escolas públicas brasileiras. A votação foi conjunta, ou seja, deputadas/os e senadoras/es participaram juntos da mesma sessão. No resultado, 319 deputadas/os votaram pela derrubada do veto e 68 pela manutenção. No caso das/os senadoras/es, 65 votaram contra o veto e 2 a favor.

O próximo passo é o envio da decisão original do PL novamente à Presidência da República, que terá o prazo de 48 horas para sua promulgação. Caso isso não ocorra após o prazo, o presidente do Congresso Nacional ficará responsável pela promulgação.

A derrubada do veto presidencial é resultado de intensa mobilização das/os profissionais do Serviço Social e da Psicologia. O PL 3688/2000, conhecido como PL da Educação, esteve em tramitação em Brasília desde o ano 2000, quando foi apresentado à Câmara dos Deputados.

A inclusão destas/es profissionais na rede básica de ensino representa aumento na qualidade do processo de aprendizado e formação social das/os estudantes. Ao ser colocada em prática, a Lei tende a ajudar no fortalecimento do ensino público, para que seja possível a garantia de direitos às/aos filhas/os da classe trabalhadora, bem como ações no combate às expressões da questão social nas escolas.

O CRESS-PR parabeniza e agradece a todas/os profissionais das duas áreas do Paraná que fortaleceram essa luta contra mais um desmando praticado pela Presidência da República. A sociedade agora precisa cobrar do Poder Executivo a aplicação, de fato, dessa Lei.

Painel de votação que mostra o momento da derrubada do veto. Foto: CFESS

Voto das/os parlamentares paranaenses

Confira a lista de deputadas/os e senadoras/es do Paraná que compareceram à sessão plenária e como cada um votou (“Não” significa derrubada do veto e “Sim” significa manutenção do veto). Do total de 30 deputadas/os, 20 paranaenses compareceram. Os três senadores do estado também compareceram. Neste link, também está disponível o voto de cada parlamentar que compareceu à sessão.

Deputadas/os

Aliel Machado: PSB/PR – Não
Aroldo Martins: REPUBLICANOS/PR – Não
Christiane de Souza Yared: PL/PR – Não
Diego Garcia: PODE/PR – Sim
Felipe Francischini: PSL/PR – Sim
Gustavo Fruet: PDT/PR – Não
Luciano Ducci: PSB/PR – Não
Luisa Canziani: PTB/PR – Não
Luiz Nishimori: PL/PR – Não
Luizão Goulart: REPUBLICANOS/PR – Não
Paulo Eduardo Martins: PSC/PR – Não
Pedro Lupion: DEM/PR – Não
Ricardo Barros: PP/PR – Não
Roman: PSD/PR – Sim
Sargento Fahur: PSD/PR – Sim
Schiavinato: PP/PR – Não
Sergio Souza: MDB/PR – Não
Toninho Wandscheer: PROS/PR – Não
Vermelho: PSD/PR – Não
Zeca Dirceu: PT/PR – Não

Senadores

Alvaro Dias: PODEMOS/PR – Não
Flávio Arns: REDE/PR – Não
Oriovisto Guimarães: PODEMOS/PR – Não

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.