Na quarta-feira (13), as/os Assistentes Sociais do município de Pitanga (PR) conquistaram jornada de trabalho de 30 horas. Com isso, haverá o cumprimento da lei 12.317, de 26 de agosto de 2010, que dispõe sobre a duração do trabalho de Assistentes Sociais.
A conquista veio após reunião de representantes do CRESS-PR, do Nucress Ivaiporã e do Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná (Sindasp) com o prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa e a secretária de Desenvolvimento Social do município, Lucimar Camilo da Rosa. A reunião ocorreu em continuidade a ações realizadas pela equipe de orientação de fiscalização de Londrina (PR). O cumprimento à Lei será imediato.
Debate
Depois da reunião, que aconteceu no período da manhã, a categoria de Assistentes Sociais da região reuniu-se novamente para acompanhar o debate : “Os impactos da atual conjuntura no trabalho dos/as Assistentes Sociais”, que teve a participação da vice-presidenta do CRESS-PR, Elza Maria Campos, e da presidenta do Sindasp, Kristiane Plaisant, com coordenação da coordenadora do Nucress Ivaiporã, Edilene da Silva Fitz.
Elza avalia o momento de conquista da categoria em Pitanga como de significativo avanço tanto na região quanto no Paraná, diante de tantos ataques promovidos pelo governo federal às conquistas históricas dos trabalhadores. Na ocasião, profissionais da cidade de Palmital, que fica nas proximidades de Pitanga, também reivindicaram a presença do CRESS-PR para realizar a mesma agenda.