Foz do Iguaçu terá mesa redonda sobre LGBTQIA+fobias destinada a Assistentes Sociais e Psicólogas/os

Assistentes Sociais e Psicólogas/os de Foz do Iguaçu e região terão a oportunidade de participar dedicado às/aos profissionais da área no dia 29 de novembro de 2019, das 9h às 11h30. A mesa redonda, com o tema central “O dever ético da/do Assistente Social e Psicóloga/o no combate à LGBTQIA+fobias, em tempo de retrocessos e ódio”, será realizada pelo Nucress de Foz do Iguaçu no auditório do Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Foz do Iguaçu (CRAM).

O evento é realizado pelo Nucress de Foz do Iguaçu, pela Seccional de Cascavel do CRESS-PR, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), CRAM, Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu.

A mesa redonda tem como objetivo impulsionar a troca de conhecimentos, experiências, vivências e promover reflexões para o engajamento das categorias profissionais na pauta da diversidade e de combate à LGBTQIA+Fobias. Ressalta-se que se trata de uma parte integrante dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional e do Projeto Político Profissional das/os Assistentes Sociais e do Código de Ética das/os Piscólogas/os.

A atividade é uma alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia, celebrada em 17 de maio e que se estende com importância e campanha em todo o ano. Vale ressaltar o significado histórico deste momento, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde (OMS), no início da década de 1990, retirou a homossexualidade da classificação de “doenças”. Da mesma forma, em 2018, a transexualidade foi retirada da classificação de “doenças mentais” em junho de 2018. As duas conquistas são avanços referentes à livre orientação sexual e identidade de gênero das pessoas LGBTQIA+.