Segunda Assembleia Geral Ordinária de 2019 é realizada pelo CRESS-PR em Curitiba

Em conjunto com profissionais de todo o Paraná, o CRESS-PR realizou, na última sexta-feira (25) a Assembleia Geral Ordinária da categoria, em Curitiba. A assembleia reuniu dezenas de profissionais reunidos para o debate de importantes temas para o final do ano de 2019. Essa foi a segunda Assembleia Geral Ordinária deste ano.

A pauta da Assembleia envolveu os seguintes pontos: repasse do 48° Encontro Nacional CFESS/CRESS e do 7° CPAS; Prestação de Contas e Principais Ações de Gestão; Planejamento de 2020; Aprovação da anuidade para o ano de 2020; Eleição dos membros da Comissão Regional e Sub Comissões Eleitorais; e Informes Gerais. A integra da Assembleia está disponível, em duas partes, na página do CRESS-PR no Facebook e foi transmitida ao vivo.

Debates e deliberações

A abertura e a condução das atividades foram realizadas pela presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, que passou, inicialmente aos presentes, um apanhado de como aconteceu o 48° Encontro Nacional CFESS/CRESS, que aconteceu no início de setembro de 2019. Segundo a presidenta, um relatório parcial foi produzido e serviu como subsídio para as discussões do planejamento do conjunto para o exercício de 2020. ‘Entre os assuntos tratados, foram discutidos os  trabalhos da/o Assistente  Social nas comunidades terapêuticas, questões de Direitos Humanos (como violência contra a mulher e combate ao racismo), gestão de documentos, Seguridade Social e política de Comunicação”.

Na sequência, a 1ª Tesoureira do CRESS-PR, Neiva Munhoz, apresentou a prestação de contas (um compilado de janeiro a setembro de 2019). Na apresentação, foram mostrados pontos como comparativo anual de despesas e receitas, renegociações, ações para facilitar a anuidade de 2020, processos em andamento e projeção de arrecadação para o ano de 2020. A anuidade do ano seguinte foi aberta para votação e as/os Assistentes Sociais aprovaram, por maioria, a manutenção do valor em R$ 540,00.

Na Assembleia, a presidenta também fez um apanhado das discussões realizadas, no mesmo dia, do Pleno de Planejamento Ampliado para o exercício de 2020. A presidenta confirmou a aprovação do documento, construído coletivamente, e que o planejamento será remetido ao CFESS.

A sequência contou com a eleição das/os integrantes da Comissão Eleitoral Regional. Foram eleitas cinco pessoas (três efetivas e duas suplentes), bem como foram apresentadas/os aquelas/es profissionais que compõe as subcomissões das seccionais de Londrina e Cascavel.

Atos de Desagravo Público

Ao final da Assembleia, foram lidos dois Atos de Desagravos Públicos. O primeiro ato foi referente a um caso em que dois vereadores de Campo Largo teriam tecido comentários pejorativos contra profissionais da política de Assistência Social de Campo Largo, no plenário da Câmara Municipal da cidade, no dia 16 de abril de 2018. O segundo Ato de Desagravo Público refere-se a um fato ocorrido em outubro de 2018, na cidade de Wenceslau Braz. Na ocasião, um vereador teria feito críticas públicas a atuação de uma assistente social, servidora pública do município, ofendendo-a sem que ela tivesse o direito de se defender.

Avaliação

Para a vice-presidenta do CRESS-PR, Elza Campos, esta, que foi a última assembleia do ano de 2019 apontou para a construção de um clima de unidade da categoria profissional, além da perspectiva de construção de uma boa direção para a próxima gestão. “Foi uma assembleia importante para construir a unidade em um contexto de tantas dificuldades e desmontes das políticas de Serviço Social”, avalia.

No caso dos Atos de Desagravo Público, a vice-presidenta considera esse um instrumento de reafirmação da profissão em um momento difícil, de ataques às figuras da categoria profissional. “A leitura é um momento importante de apresentar a defesa da profissão e uma perspectiva de ter o CRESS-PR como um espaço de representação política e profissional”, considera.

Para a conselheira federal do CFESS, Daniela Moller, que participou da assembleia, destacou o processo democrático na assembleia. “Esse é um momento de democracia das entidades que fazem a defesa da profissão, do projeto ético político profissional e da socialização das ações do CRESS-PR, bem como a tomada de decisões de forma coletiva”. A conselheira ainda avaliou como positiva a escolha de representantes da comissão eleitoral. “O conjunto CFESS/CRESS vai entrar no final do ano de 2019 em um processo eleitoral. Portanto, é importante que a categoria tenha participação política”.

Confira aqui algumas fotos da Assembleia.