Dia das Nações Unidas: Assistente Social é fundamental na defesa dos Direitos Humanos

Dia 24 de outubro é uma data importante para a defesa dos Direitos Humanos. Há 74 anos, em meio às consequências enfrentadas após a Segunda Guerra Mundial, era criada a Organização das Nações Unidas. Por meio da Carta das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário desde o ano de 1945, a ONU afirmava “a fé na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos”.

Três anos depois, era publicada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que prevê a igualdade de direitos e dignidade de todos os serem humanos, independente de “raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza” entre outras questões.

O trabalho da/o Assistente Social tem fundamental relação com as pautas defendidas pelas Nações Unidas. Nos princípios fundamentais do Código de Ética da Profissão, podem ser citados o reconhecimento da liberdade como valor central ético; a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; amplificação e consolidação da cidadania; defesa do aprofundamento da democracia; e o posicionamento em favor da equidade e justiça social.

No momento em que o Brasil passa por ataques aos Direitos Humanos e a Seguridade Social promovidos pelo governo federal, o papel da/o Assistente Social na luta pela manutenção de direitos e por sua ampliação torna-se ainda mais importante. A união da categoria nessa luta é fundamental. O CRESS-PR celebra o Dia das Nações Unidas e convoca todas/os profissionais do Serviço Social nessa defesa.