Seminário e Mostra de Estágios em Serviço Social são realizados pelo Nucress Ivaiporã

O Nucress de Ivaiporã, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus CRV de Ivaiporã, realizou nos dias 21 e 22 de outubro de 2019 o IV Seminário de Formação Profissional e IV Mostra de Campos de Estágios do Curso de Serviço Social. O evento teve duas partes: no primeiro dia, aconteceu uma palestra e no segundo uma mostra dos campos de estágio.

No dia 21 foi realizada a palestra com o tema “Supervisão de estágio”. O evento foi ministrado pela Profa. Dra. Marília Dalbello (UNESPAR). O objetivo da palestra foi promover um espaço de reflexão sobre a supervisão de estágio, em busca do aprimoramento e do fortalecimento do Serviço Social e da atuação profissional no âmbito das políticas públicas nas quais se desenvolve o exercício profissional dos/as Assistentes Sociais, muitos deles supervisores de campos de estágios.

Nesse sentido, a discussão abordou a necessidade de cada vez mais qualificar as ações das/os profissionais numa dimensão ética e política, vislumbrando a qualidade dos serviços prestados.

Durante a palestra também foi debatido que o estágio supervisionado em Serviço Social e o processo de supervisão acompanham o movimento sócio histórico, teórico-metodológico e as condições éticas e políticas que envolvem a profissão, desde o início desde o início de atuação da área na realidade brasileira.

O debate sobre a supervisão de estágio no Serviço Social é efervescente, sobretudo considerando alguns pontos debatidos na palestra. Entre eles então: a maturidade intelectual da categoria; a perspectiva de indissociabilidade entre formação e exercício profissional; as lutas travadas na defesa da educação de qualidade; e a resistência com relação à precarização da educação superior e suas ressonâncias no Serviço Social – sobretudo no que diz respeito à modalidade de Ensino à Distância para graduação; preocupação diante da ofensiva neoliberal; e o compromisso com a consolidação do Projeto Ético-Político da Profissão, elementos pelos quais, foi delineada em 2008, pelo CFESS, a Resolução n.533, responsável pela regulamentação da supervisão direta de estágio, e, em 2010, a Política Nacional de Estágio em Serviço Social/PNE, ABEPSS2.

A supervisão de estágio no Serviço Social, conforme foi explicado no evento, surge quando a atividade ainda tinha caráter de vocação. A supervisão acompanha o movimento da formação e trabalho profissional e se desenvolve dialeticamente com a concepção de educação superior, alinhada à perspectiva teórico-metodológica que embasa a profissão.

Ainda na discussão realizada durante a palestra, foi debatido que o processo de supervisão de estágio ascende a um campo de reflexões e debates atrelados à formação e ao exercício profissional, entre eles: a questão da educação superior e sua relação intrínseca com o mundo do trabalho; aspectos da luta por uma outra ordem societária e a ofensiva neoliberal; e sobretudo, os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social.

No dia 22 foi realizada a mostra dos campos de estágio, apresentada pelas alunas do quarto ano de Serviço Social da UEM.