Palestrantes Confirmados para o 7° CPAS

 

O CPAS de natureza política científica é o maior evento da categoria profissional do Estado do Paraná, e realiza-se em um momento de profundo ataque à democracia, de avanço do conservadorismo, de regressão de direitos e de desmonte das políticas públicas que exigem das/os assistentes sociais reflexão sobre os desafios da atualidade no exercício profissional, bem como posicionamentos para o fortalecimento das lutas sociais pela afirmação e ampliação de direitos, e também, para a construção de estratégias de uma nova sociabilidade.

O Congresso terá três conferências magnas, seis painéis, espaços para apresentação de trabalhos e lançamentos de livros, conforme programação disponibilizada no site.

Conheça, em ordem alfabética, um pouco sobre cada um dos palestrantes do evento que promete ser histórico:

 

ALFREDO BATISTA

Graduado em Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado – Regime de Trabalho – TIDE – 40 horas (Unioeste).


DANIELA MÖLLER

Assistente Social do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e especialista em Gestão de Programas, Políticas e Projetos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Conselheira da Gestão do Conselho Federal e Serviço Social (CFESS) (2017-2020). Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos.


DANIELA NEVES

Assistente social, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-presidenta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS.


DARCI FRIGO

Advogado, integra a Coordenação Executiva da Terra de Direitos e a Coordenação Colegiada da Plataforma Dhesca Brasil. Foi presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, em 2017.


DENISE RATMANN ARRUDA COLIN

Assistente Social do Ministério Público do Paraná e atual diretora do Departamento de Planejamento e Gestão do MPPR. Professora do curso de Serviço Social  e integrante do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR. Doutora em sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ex-Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no período de 2011 a 2014, e coordenadora da Política Estadual de Assistência Social entre 2003 e 2009.


EDINA SCHIMANSKI

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. Professora visitante da Texas Tech University (EUA). Coordenadora do Núcleo de Estudos Questão Ambiental, Gênero e Condição de Pobreza da UEPG.


ESTHER LEMOS

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Professora efetiva da Unioeste (Campus Toledo), na graduação em Serviço Social desde 1994 e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), mestrado desde sua criação em 2013. Como área de investigação, os fundamentos do Serviço Social e a particularidade da política de Assistência Social no âmbito da Seguridade Social brasileira. Participou como conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na gestão “Tempo de Luta e Resistência” (2011-2014) e na gestão “Tecendo na luta a manhã desejada” (2014-2017). Presidenta da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), na gestão “Resistir e avançar, na ousadia de lutar” (2019-2020).


ITANAMARA GUEDES CAVALCANTE 

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assistente Social da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória/SE. Professora da pós-graduação de Seguridade Social, Direitos Humanos e compromisso social da Faculdade Pio Décimo, em Aracaju/SE. Presidenta da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado de Sergipe (Fetam/SE). Diretora de Políticas Sociais da CUT Sergipe. Vice-presidenta do Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas).


JOAQUINA BARATA

Graduada e mestre em Planejamento do Desenvolvimento-NAEA pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora aposentada da UFPA. Coordena desde 2001, a pós-graduação lato-sensu a distância na área de Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. Coordenou o primeiro curso de aperfeiçoamento, financiado pela Sudam, e o I curso de Especialização a distância em Planejamento Ambiental e está coordenando o Planear II e III. Experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social. Planejamento Estratégico e Ouvidora da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Membro do Comitê Executivo da International Federation of Social Workers (Federação Internacional de Trabalhadores Sociais), em dois mandatos (de 2002 a 2005 e de 2005 a 2008). Exerceu o magistério no curso de Serviço Social da UFPA, de 1972 a 1996. Foi Pró-Reitora de Planejamento na UFPA entre 1993 e 1997. Especialista em Administração Universitária (EUA/UFAL).


JUCIMERI ISOLDA SILVEIRA

Assistente Social, Mestre em Sociologia (UFPR) e Doutora em Serviço Social (PUCSP). Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordena a Área Estratégica e o Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR. É professora colaboradora do Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique.
Compõe a Direção do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná. Atuou como Conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (2005-2008). É Conselheira do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná .
Atua como assessora técnica do Fórum Nacional de Secretárias/os de Estado da Assistência Social. Desenvolveu atividades como Assessora técnica no Estado do Paraná (2004-2011) e foi consultora do Ministério de Desenvolvimento Social, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2011- 2012). Atuou como Superintendente de planejamento da Fundação de Ação Social, do município de Curitiba, tendo coordenado o programa Curitiba Mais Humana (2012-2016).


JUSSARA A. BOURGUIGNON

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG).


LEILA ESCORSIM

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde atuou como professora, e chefe do Departamento de Coordenação de Graduação. Mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também foi professora por mais de 15 anos e coordenadora da graduação. Atuou como professora visitante no curso de Serviço Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Entre as principais publicações estão O Conservadorismo Clássico – Elementos de caracterização e crítica – publicado pela Editora Cortez e Mariátegui – vida e obra – publicado pela Editora Expressão Popular.


LUCIA CORTES

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e em Direito pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa (atual Unopar). Mestre em Serviço Social, e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professora associada da UEPG no Programa (mestrado e doutorado) em Ciências Sociais Aplicadas e na graduação de Serviço Social. Pesquisa na área do Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, nos seguintes temas: Estado e políticas sociais, assistência social, trabalho, e desigualdade social.


MARCIO POCHMANN

Economista, professor titular da Universidade Estadual de Campinas/SP (Unicamp), e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia da Unicamp. Presidente da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo/SP . Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2004. Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2007 a 2012. Consultor de instituições nacionais (Dieese, Fiesp, Sebrae, MTE) e internacionais (OIT, BID, Unicef). Pesquisador visitante em universidades da França, Itália e Inglaterra. Autor de mais de 60 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas.


MIRLA CISNE

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na Universidade de Paris 7, sob orientação das professoras Elaine Behring e Jules Falquet. Bolsista Produtividade em Pesquisa pq 2- CNPq. Coordenadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), no Rio de Janeiro/RJ.  Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa das Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF).  Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua em projetos nos seguintes temas: feminismo, movimentos sociais, serviço social, relações sociais de sexo, raça-etnia e classe. Autora dos livros Gênero, divisão sexual do trabalho e Serviço Social; Feminismo e Consciência de Classe no Brasil e co-autora do livro Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social.


OLEGNA DE SOUZA GUEDES

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).  Licenciatura em Filosofia pela USP. Mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Concluiu pesquisa de pós-graduação, nível pós-doutorado em Ciências Sociais, na Universidade Estadual Paulista (Unesp-SP). É coordenadora nacional de pós-graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), Gestão 2019-2020.


PAULO BEARZOTI FILHO

Atua há mais de 20 anos em movimentos sociais de Curitiba e Região Metropolitana. Criou e é um dos coordenadores do Movimento Popular por Moradia (MPM), atuando principalmente junto às ocupações Nova Primavera, 29 de Março, Tiradentes e Dona Cida, na CIC (Cidade Industrial de Curitiba). Compõe também o Mímesis Conexões Artísticas, um coletivo de artistas independentes. É professor de Língua Portuguesa e autor de Formação Linguística do Brasil e Fator X, entre outros livros.


 

RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN

Graduada, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é professora doutora assistente e já foi vice-reitora acadêmica e coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (PEPG). É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Profissão do PEPG em Serviço Social da PUC-SP, cadastrado no diretório do CNPq. Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona/UAB. Pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe) da PUC-SP. Bolsista produtividade do CNPq, com produção nas áreas de fundamentos do Serviço Social, trabalho, política social, gestão pública, política de assistência social, SUAS, democratização e controle social. Autora de livros, capítulos, verbetes e artigos publicados em revistas especializadas de Serviço Social e Ciências Sociais do país e exterior.


SANDRA SCHEFFER

Doutora em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada e especialista em Serviço Social pela UEPG.
É professora no curso de graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas na UEPG.
Professora de Plano Diretor e Gestão Urbana e Políticas Públicas em cursos de especialização de Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.
Foi assistente social durante 21 anos na Companhia de Habitação de Ponta Grossa/PR.
Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, meio ambiente, urbanização, pobreza e espaço local.


TAMÍRES CAROLINE DE OLIVEIRA

Assistente social na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atual coordenadora técnica no Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR). Mestranda no Programa Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Gestão de políticas, programas e projetos sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Exerceu o magistério no curso de Serviço Social na Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec). Foi conselheira na atual gestão do CRESS-PR e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional. Atuou como assistente social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município de Guaraqueçaba/PR e no terceiro setor na União dos Escoteiros do Brasil.


TATIANA DAHMER PEREIRA

Assistente Social, Doutora e Mestre pelo Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR) da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (RFF-RJ), onde também é professora da Escola de Serviço Social.