Os cortes de recursos e de políticas públicas, as medidas que inviabilizam sistemas públicos estatais e a democracia no Brasil, afetam a população mais pobre e em condição mais desigual por questões de classe, gênero e ético-racial; contribuem para o aumento das violências, pobreza, desigualdade e das desproteções.
Assistentes Sociais atuam, especialmente, na formulação e execução de políticas e projetos sociais na gestão social com participação popular; nas formas de organização e incidência política; e na orientação em matéria de Serviço Social e Direitos. Atuam também por uma Seguridade Social Universal e Democrática; por Direitos Humanos concretizados na vida cotidiana da população; e por sociedades mais justas, humanas e igualitárias. Por nosso compromisso e aliança com a população usuária dos serviços sociais, com os sujeitos de direitos, com os movimentos e as organizações que defendem direitos e os mesmos compromissos do nosso Código de Ética.
As atividades alusivas ao Dia da/o Assistente Social no Paraná têm sido marcadas por debates em todo o estado, com ênfase na conjuntura de ataque aos direitos sociais, de congelamento dos recursos para as políticas sociais, de avanço do conservadorismo e do neoliberalismo, e por consequência, do racismo, da xenofobia, da LGBTIfobia, do feminicídio, do extermínio da população jovem, negra, periférica, e dos povos tradicionais e indígenas. Ao mesmo tempo, é um momento de fortalecimento do exercício profissional, de explicitação da agenda de defesa dos direitos e da profissão.
Neste ano, o CRESS-PR convocou a categoria a participar no dia 15 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, de um debate público com parlamentares, organizações populares e em direitos humanos. Foi também, um ato de celebração dos 75 anos do curso de Serviço Social da PUC-PR, de protagonismo de assistentes sociais e de suas organizações em todo o estado; de visibilidade do exercício profissional em diversas áreas; de explicitação das demandas por direitos e novas formas de organização política e de valorização da profissão no Paraná.
O CRESS-PR organizou o debate público em torno de temas de interesse da categoria e urgentes: orçamento, políticas públicas e direitos humanos; relação entre sistema de justiça e políticas sociais; serviço social na educação; violências e redes de proteção; fiscalização dos equipamentos públicos no estado; piso salarial regional, entre outros assuntos.
As Seccionais de Londrina e Cascavel e os NUCRESS também prepararam eventos e ações que mobilizaram a categoria em todo o estado.
A Seccional Cascavel realizou no dia 26/04, o evento “As manifestações concretas do neoconservadorismo no trabalho profissional e seus impactos no Serviço Social”, que contou com a palestra da profª Maria Lucia Martinelli.
No dia 25/05, a Seccional de Londrina realizou o evento “Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”, com contribuições da assistente social, Roseli da Fonseca Rocha, da Fundação Osvaldo Cruz.
Há outros eventos agendados para os quais as/os assistentes sociais de todo o estado estão convidadas/os a participar.
Participe das atividades do Dia da/o Assistente Social.
CURITIBA
09/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo!”.
Josiane Soares: presidenta do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Elza Campos: vice-presidenta do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR), coordenadora da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos.
Juliana Mara da Silva: assistente social da Cáritas Regional Paraná e representante da Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos.
Horário: 19h
Local: SENGE – Centro Comercial Itália, R. Mal. Deodoro, 630 – 2201, Centro.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
22/05/2019
Ato na Assembleia Legislativa do Paraná “Direitos Humanos, Políticas Públicas e Serviço Social: Agenda de lutas e protagonismo das/os Assistentes Sociais” e “75 anos de Serviço Social no Paraná.
Abertura e Assinatura de Cooperação Institucional
Deputado Arilson Chiorato
Dr Olympio de Sá Sotto Maior: Procurador do Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.
Joziane Cirilo: presidenta do CRESS-PR, assistente social do INSS
Maria Izabel Sheidt Pires: coordenadora do curso de Serviço Social da PUC-PR
Jaqueline Batista Franco Ferreira: representante da ENESSO na ABEPSS.
Mesa Redonda
Jucimeri Isolda Silveira: professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUC-PR, coordenadora da Área Estratégica de Direitos Humanos, conselheira do CRESS-PR.
Márcia Helena Carvalho Lopes: ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Lula, consultora do Sistema ONU, e articuladora da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social.
Elza Campos: vice-presidenta do CRESS-PR, coordenadora da Comissão Temática de Direitos Humanos, e liderança da União Brasileira de Mulheres.
Debate com organizações, movimentos sociais, fóruns, frentes populares e deputadas/os.
Horário: 9h às 12h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora do Salete, s/n, Centro Cívico.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
07/06/2019
Seminário de Saúde e Serviço Social “O SUS PERTENCE AO POVO! ASSISTENTES SOCIAIS EM DEFESA DO DIREITO À SAÚDE PÚBLICA E UNIVERSAL!”
8h30 Credenciamento e Atividade Cultural
9h30 Palestra Magna
Valéria Correia: professora da Universidade Federal de Alagoas – UFAL
11h Debate
13h30 Plenárias Simultâneas
– Câmara Temática de Saúde do CRESS-PR
– Serviço Social e Saúde Mental
– Serviço Social e Saúde da/o Trabalhadora/or
– Serviço Social e Residência Multiprofissional
– Serviço Social, Controle e Participação Popular
Horário: 8h às 17h
Local: UNINTER – Campus Carlos Gomes – Rua Pedro Ivo, 504, Centro, Curitiba.
Inscrições:
SECCIONAL CASCAVEL
25/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo”
Facilitadora: Esther de Souza Lemos (Dra e Professora da Unioeste no Curso de Serviço Social e membro da ABEPSS)
Profissionais deverão se inscrever aqui, com vagas limitadas (30 por grupo) escolhendo o horário de interesse:
a) Roda de conversa Grupo 1: 14h
Inscrição
b) Roda de conversa Grupo 2: 16:30h
Inscrição
c) Roda de Conversa Grupo 3: 18h.
Inscrição
SECCIONAL LONDRINA
25/05/2019
“Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”.
Roseli Fonseca da Rocha: assistente social da Fundação Osvaldo Cruz
Horário: 8h às 12h
Local: Canto do MARL – Avenida Duque de Caxias, 3241, Centro.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
CAMPO MOURÃO
16/05/2019
Ética e Direitos Humanos.
Tatiana de Fátima Santos: conselheira do CRESS-PR, assistente social do município de Paranaguá
Horário: 13h às 17h
Local: SESC – Campo Mourão – Av. João Bento 2020, Centro.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
CIANORTE
06/06/2019
Ética no Serviço Social. Projeto Ético-Político do Serviço Social. Desafios profissionais.
Olegna de Souza Guedes: professora da Universidade Estadual de Londrina – UEL
Horário: 13h30
Local: a definir.
Inscrições:
CORNÉLIO PROCÓPIO
23/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo”
Rosângela Aparecida de Souza Costa Andrean: mestranda de Políticas Sociais da UEL e coordenadora da Seccional de Londrina
Alexsandra Aparecida de Jesus Moreira Cortes: assistente social do Hospital Zona Norte de Londrina e do Movimento Negro Londrina Black Divas
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Pesque-Pague Vale do Sol – Estrada Municipal Pioneiro Rodrigo de Souza, S/N.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
FOZ DO IGUAÇU
17/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo”
Elias de Oliveira: conselheiro do CRESS-PR e secretário de Política de Assistência Social do município de Foz do Iguaçu
Horário: 19h às 22h30
Local: UNILA – Edifício Comercial Lorivo – Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1842, Vila A
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
FRANCISCO BELTRÃO / PATO BRANCO
15/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo” e Oficina “Instrumentos e técnicas do Serviço Social”.
Horário: 8h30 às 15h30
Comunidade Quilombola: Resistência e Enfrentamento ao preconceito racial
Maria Isabel Cabral da Silva
Horário: 9h15
Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!
Esther Luíza de Souza
Horário: 13h15
Local: Casa da Cultura – Itapejara do Oeste/PR.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
GUARAPUAVA
15 e 16/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo” e Oficina “Instrumentos e técnicas do Serviço Social”.
Ângela Maria de Souza: doutorado (2009) e mestrado (1998) em Antropologia Social, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na mesma Universidade. Foi Pró-Reitora de Extensão da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2012-2017). É docente da UNILA no curso de Antropologia e no Mestrado PPG-IELA – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. Coordena o NEALA – Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos. É associada da ABA – Associação Brasileira de Antropologia e da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Afro- Brasileira e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento hip hop, rap, relações étnico-raciais, Mulheres Negras, diáspora, consumo, música, e ações afirmativas. Atua e coordena projetos de extensão na área de Educação das Relações Étnico-raciais com professores da rede pública de ensino para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Elza Campos: vice-presidenta do CRESS-PR, coordenadora da Comissão Temática de Direitos Humanos, liderança da União Brasileira de Mulheres
Horário: Palestra dia 15/05 das 19h às 22h30 e Oficina dia 16/05 das 8h às 12h (a confirmar)
Local: UNICENTRO – Rua Padre Salvador, 875, Santa Cruz.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
IRATI
22/05/2019
“Regressão de Direitos tem Classe e Cor: Assistentes Sociais no Combate ao Racismo!”.
Tatiana de Fátima Santos: conselheira do CRESS-PR, assistente social do município de Paranaguá
Horário: 9h às 13h
Local: Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati – Rua Beija Flor, 350, bairro DER.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
IVAIPORÃ
16/05/2019
“Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano! Assistentes Sociais em combate ao Racismo”.
Andrea Rocha: professora da UEL
Horário: 19h às 23h
Local: Câmara de Vereadores – Praça dos Três Poderes, s/n, Centro.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
JACAREZINHO
31/05/2019
A profissão do serviço social e a construção dos instrumentais.
Adriéle Volpato Craveiro: assistente social do Ministério Público do Paraná e coordenadora do NUCRESS Cianorte
Horário: 8h às 12h
Local: Santo Antonio da Platina.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
LITORAL
31/05/2019
II Seminário de Seguridade Social do Litoral do Paraná
Horário: 8h às 16h
Joziane Cirilo: presidenta do CRESS-PR, assistente social do INSS
Tatiana de Fátima Santos: conselheira do CRESS-PR, assistente social do município de Paranaguá
9h30 Palestra:“A Política Pública de Saúde e seus reflexos na Saúde da/o Trabalhadora/or”.
Sílvia Albertini: assistente social da SESA/PR, mestre em Serviço Social pela PUC-SP
10h00 Palestra: “Projeto Terapêutico Singular na atuação da/o Assistente Social na Saúde Mental”.
Priscila dos Santos Brasil: diretora do SINDSAÚDE/PR
10h40 Palestra: “Dilema do SUAS: estratégias de fortalecimento e afirmação da política social, frente à conjuntura”.
Daraci Rosa dos Santos: assistente social da FAS/Curitiba
11h20 Debates e Propostas
14h00 Palestra “Os impactos da atualidade na vida da classe trabalhadora: Viabilização de direitos no atual contexto da Previdência Social”.
Joziane Ferreira Cirilo: assistente social do INSS e presidenta do CRESS-PR
14h40 Palestra “Questão Social e Seguridade Social: frente ofensiva do conservadorismo”.
Giselle Ávila Leal de Meireles: docente da UFPR
15h20 Debates e Propostas
16h00 Encerramento e entrega dos certificados
Local: UFPR – Campus Matinhos – Rua Jaguariaíva, Tv. Caiobá, 512.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
PARANAVAÍ
16/05/2019
Contrarreformas ao longo da historia do Brasil, e atual proposta de reforma da Previdência Social.
Viviane Aparecida Pereira Peres: conselheira do CRESS-PR e diretora da FENASPS
Horário: 19h30 às 21h30
Local: UNESPAR – Rua Pernambuco, 858, Centro.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
PONTA GROSSA
17/05/2019
Assistentes Sociais no Combate ao Racismo: Feminismo e Racismo contra a mulher.
Tatiana de Fátima Santos: conselheira do CRESS-PR, assistente social do município de Paranaguá
Tamires Caroline de Oliveira: conselheira do CRESS-PR, assistente social da Defensoria do Estado do Paraná
Horário: 14h às 18h
Local: Cúria Diocesana de Ponta Grossa – Praça Marechal Floriano Peixoto, 581, Centro.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
TELÊMACO BORBA
7/06/2019
SEMINÁRIO: “Defesa da Seguridade Social: uma discussão emergente”
8h30 Credenciamento e Atividade Cultural
9h00 Composição da mesa de abertura com autoridades locais
9hs30 DEBATEDORES sobre a SEGURIDADE SOCIAL
1ª mesa: Análise de conjuntura e os desdobramentos da atual política governamental na seguridade social, e o compromisso dos trabalhadores em defesa da seguridade social – Assistente Social Márcia Lopes
2ª mesa: O desmonte da política previdenciária e as consequências à vida dos trabalhadores – Assistente Social Viviane Peres
3ª mesa: SUS enquanto política pública e de qualidade para todos/as – A CONFIRMAR
11h30 Debate e encaminhamentos
13hs Encerramento
Local: Secretaria Municipal de Educação, Rua XV de novembro, 50 – Centro, Telêmaco Borba.
Inscrições:
TOLEDO
16/05/2019
DIALOGANDO COM AS/OS ASSISTENTES SOCIAIS: ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DA/O ASSISTENTE SOCIAL E A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS ACERCA DA POPULAÇÃO USUÁRIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS.
Horário: 19h às 21h30
Maurílio Castro de Matos: doutorado em Serviço Social pela PUC-SP e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
17/05/2019
Ética em pesquisa e a produção do conhecimento na área de serviço social.
Horário: 8h às 11h
Local: Mini auditório da UNIOESTE – Campus Toledo – Rua da Faculdade, 645, Jardim Santa Maria.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais
UMUARAMA
24/05/2019
“Dialogando sobre Previdência Social e garantia de direitos à População Negra”
Viviane Aparecida Pereira Peres: conselheira do CRESS-PR e diretora da FENASPS
Horário: 13h30 às 17h
Local: CRAM – Rua Anhumai, 3309, Jardim Tropical.
Inscrições:
Assistentes Sociais
Estudantes
Outros profissionais