Assistentes Sociais defendem Direitos Humanos, a Reforma Sanitária e a Luta Antimanicomial

 

Muitas/os Assistentes Sociais atuam na política sobre drogas e na atenção em saúde mental. Vemos com preocupação a retomada de políticas e práticas conservadoras, inspiradas no autoritarismo sanitário, além dos ataques ao estado democrático de direito, a desregulamentação dos direitos sociais, a transferência das responsabilidades do Estado para a esfera privada, privatizações, violação de direitos, dentre outros.

Lembramos que a arte do Código de Ética da/o Assistente Social (1993) é do usuário Artur Bispo do Rosário, da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Uma arte que relaciona o significado da luta antimanicomial com os princípios éticos profissionais, como a liberdade na perspectiva da autonomia e plena expansão dos indivíduos sociais, na direção da emancipação humana.

Nossa atuação é guiada pelos princípios éticos. Por isso nosso posicionamento na defesa intransigente dos direitos humanos, e pela qualidade dos serviços sociais prestados.

A memória da atuação de Ivone Lara, uma das primeiras assistentes sociais negras do Brasil, e uma das maiores sambistas do Brasil, visa valorizar as intervenções muitas vezes silenciosas, mas transformadoras, já que Ivone Lara, assim como muitas assistentes sociais que atuaram e atuam com uma ética que respeita a dignidade humana, e promove protagonismo, mesmo onde parece não ser possível.

Ivone Lara trabalhou no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro durante 30 anos, até se aposentar. Juntamente com a médica Nise da Silveira, revolucionaram o tratamento psiquiátrico no Brasil pela prática cotidiana.

No dia de Luta Antimanicomial reforçamos nosso compromisso ético com a população usuária, em defesa dos direitos humanos.

Confirma AQUI o Cress em Movimento especial da Saúde.