CRESS-PR participa do lançamento do Programa PANA

No dia 28 de novembro foi realizado o lançamento do Programa PANA, na Casa de Direitos, bairro São Francisco, em Curitiba. Esse Programa é uma iniciativa da Cáritas Suíça em parceria com a Cáritas Brasileira e tem por finalidade contribuir para o preenchimento das lacunas na assistência humanitária e integração local dos solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos no Brasil. Segundo a Assistente Social Adriana Matias, uma das coordenadoras do Programa, o mesmo compõe-se de quatro eixos:

1 – Proteger: fortalecendo a integração e o acesso à proteção efetiva de serviços básicos (moradia, saúde, trabalho, educação, lazer e etc.), em parceria com instituições públicas e privadas;

2 – Prover: melhorando a auto subsistência, higiene e acesso a itens de necessidades básicas, bem como promover orientação jurídica, psicossocial, educação em direitos e mediação de conflitos;

3 – Abrigar: garantindo acolhimento integral em moradias temporárias (casa de passagem), por meio de aluguel subsidiado, para integração da população migrante, particularmente mulheres, crianças, população indígena, pessoas com deficiência e pessoas idosas;

4 – Educar: melhorando o acesso à educação e garantindo a capacitação adequada para crianças e adolescentes.

Ainda conforme informações do referido Programa o mesmo está presente em sete capitais: Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Brasília-DF, Recife-PE, São Paulo-SP, Curitiba-PR e Florianópolis-SC. O Regional Paraná da Cáritas Brasileira está responsável em acolher, neste momento, 102 migrantes. Contará com uma Casa de Direito para o atendimento de todas/os migrantes e 17 casas de passagem em Curitiba e na Região Metropolitana.

Adriana destaca a necessidade de prover as 17 casas que serão alugadas para receber os venezuelanos e solicita a solidariedade e apoio de todas/os, inclusive das/os Assistentes Sociais. Podem ser disponibilizados como apoio utensílios domésticos como: pratos, talheres, copos, canecas, xícaras, vassouras, rodos, baldes, panos de prato, panos de chão, lixeiras e outros itens de casa – usados ou novos.

Encontravam-se presentes várias Assistentes Sociais, entre elas Lena Sonda, do Ministério Público e integrante da Comissão de Fiscalização do CRESS – PR, Elizete Sant’Ana de Oliveira e Juliana Mara da Silva, da Caritas Regional PR,  Marcia Ponce, Coordenadora de Projetos da Cáritas Regional Paraná  e Elza Campos que representou o CRESS – PR.

As/os presentes enfatizaram a importância deste projeto, notadamente em um momento de grave crise e de ataque aos povos, em particular os latino americanos. Por isso, faz-se necessário a ampliação e a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento da solidariedade internacional aos migrantes, refugiados e apátridas.

Participaram ainda do evento diversas organizações da sociedade civil e do poder público.