Uma referência para o Serviço Social

 

Uma das principais intelectuais do Serviço Social brasileiro, Profª. Maria Carmelita Yazbek, faz um apelo emocionante às/os assistentes sociais neste momento eleitoral decisivo, e reafirma nossa luta e protagonismo em defesa da democracia!

A professora é referência no Serviço Social brasileiro para os fundamentos da profissão e políticas de assistência social. No vídeo, ela conta alguns momentos difíceis que viveu durante a ditadura, como a invasão da universidade que estudava e as leituras das obras do Paulo Freire que fazia escondida.

Maria Carmelita, que teme o processo, e os retrocessos iminentes, pelo qual o país esta passando, chama todas/os às/os assistentes sociais para a luta!

PROFª. DOUTORA MARIA CARMELITA YAZBEK

É Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo -PUC/SP, Professora e investigadora desta universidade desde 1984. É professora em outros programas de pós-graduação em Serviço Social, no Brasil, na Argentina, em Portugal.

É pesquisadora do Núcleo de Seguridade e Assistência Social da PUC/SP, foi Directora Executiva do CEDEPSS – Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Públicas e Serviço Social, de 1993 a 1995; vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério e Previdência e Assistência Social em 1994-96 e Presidente da ABESS – Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (1983-85). Desde 1979 pertence ao Conselho Editorial da revista Serviço Social e Sociedade, e desde 1986 aos Cadernos ABESS. É ainda assessora Ad Hoc da CNPQ e de outras organizações.

As principais áreas de conhecimento são: tendências teórico metodológicas do Serviço Social, Política Social, Assistência Social, pobreza, Serviço Social e Questão Social, que se espelham nas variadíssimas publicações de que é autora. Destacam-se as obras: Classes subalternas e Assistência Social (1996); Estudo da evolução histórica da Escola de Serviço Social de S.Paulo no período de 1936 a 1945 (1977), em co-autoria: A Assistência na trajectória das Políticas Sociais Brasileiras : uma questão em análise (1º edição em 1985 e 6ª ed, 1996); População de Rua. Quem é, como vive, como é vista (1992); e a publicação de artigos nas revistas Serviço Social e Sociedade, Temporalis, da ABEPSS, Inscrita, do Conselho Federal de Serviço Social, Cadernos ABONG, São Paulo; Cadernos PUC, São Paulo; Serviço Social e Realidade, UNESP, Franca, Revista de Cultura da Vozes.

 

Conheça o Currículo lattes da professora Maria Carmelita AQUI:

 

 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.