Uma referência para o Serviço Social

Uma das principais intelectuais do Serviço Social brasileiro, Profª. Maria Carmelita Yazbek, faz um apelo emocionante às/os assistentes sociais neste momento eleitoral decisivo, e reafirma nossa luta e protagonismo em defesa da democracia!

A professora é referência no Serviço Social brasileiro para os fundamentos da profissão e políticas de assistência social. No vídeo, ela conta alguns momentos difíceis que viveu durante a ditadura, como a invasão da universidade que estudava e as leituras das obras do Paulo Freire que fazia escondida.

Maria Carmelita, que teme o processo, e os retrocessos iminentes, pelo qual o país esta passando, chama todas/os às/os assistentes sociais para a luta!

PROFª. DOUTORA MARIA CARMELITA YAZBEK

É Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo -PUC/SP, Professora e investigadora desta universidade desde 1984. É professora em outros programas de pós-graduação em Serviço Social, no Brasil, na Argentina, em Portugal.

É pesquisadora do Núcleo de Seguridade e Assistência Social da PUC/SP, foi Directora Executiva do CEDEPSS – Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Públicas e Serviço Social, de 1993 a 1995; vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério e Previdência e Assistência Social em 1994-96 e Presidente da ABESS – Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (1983-85). Desde 1979 pertence ao Conselho Editorial da revista Serviço Social e Sociedade, e desde 1986 aos Cadernos ABESS. É ainda assessora Ad Hoc da CNPQ e de outras organizações.

As principais áreas de conhecimento são: tendências teórico metodológicas do Serviço Social, Política Social, Assistência Social, pobreza, Serviço Social e Questão Social, que se espelham nas variadíssimas publicações de que é autora. Destacam-se as obras: Classes subalternas e Assistência Social (1996); Estudo da evolução histórica da Escola de Serviço Social de S.Paulo no período de 1936 a 1945 (1977), em co-autoria: A Assistência na trajectória das Políticas Sociais Brasileiras : uma questão em análise (1º edição em 1985 e 6ª ed, 1996); População de Rua. Quem é, como vive, como é vista (1992); e a publicação de artigos nas revistas Serviço Social e Sociedade, Temporalis, da ABEPSS, Inscrita, do Conselho Federal de Serviço Social, Cadernos ABONG, São Paulo; Cadernos PUC, São Paulo; Serviço Social e Realidade, UNESP, Franca, Revista de Cultura da Vozes.

Conheça o Currículo lattes da professora Maria Carmelita AQUI: