Palestrantes confirmam presença no 7º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais

Encerra dia 12 de agosto o prazo de inscrição dos trabalhos ao 7º Congresso Paranaense de Assistentes Sociais (CPAS), evento que terá como tema “O Trabalho da/o Assistente Social em tempo de retrocessos: defesa de direitos e lutas emancipatórias”, e será realizado de 26 a 28 de setembro de 2019, em Ponta Grossa.

Trabalhos

Para enviar os trabalhos é necessário realizar antes a inscrição e o pagamento. Só então a/o interessada/o na publicação de artigos receberá um e-mail do sistema com a confirmação da inscrição e a liberação para o envio do material ao site do evento. Cada trabalho poderá conter até seis autoras/es. Cada autora/or poderá inscrever até dois projetos, podendo ser individual e/ou coletivo. Todos os trabalhos selecionados serão publicados integralmente nos Anais do 7º CPAS.

Inscrição

As vagas deste evento são limitadas. O pagamento da inscrição poderá ser feito via boleto bancário ou Cartão de Crédito, opção que dá direito ao parcelamento do valor da inscrição.

O Congresso

O CPAS de natureza política científica é o maior evento da categoria profissional do Estado do Paraná, e realiza-se em um momento de profundo ataque à democracia, de avanço do conservadorismo, de regressão de direitos e de desmonte das políticas públicas que exigem das/os assistentes sociais reflexão sobre os desafios da atualidade no exercício profissional, bem como posicionamentos para o fortalecimento das lutas sociais pela afirmação e ampliação de direitos, e também, para a construção de estratégias de uma nova sociabilidade.

Na programação, o Congresso terá três conferências magnas e seis painéis, e espaços para apresentação de trabalhos e lançamento de livros conforme programação disponibilizada no site.

O 7º CPAS é organizado pelo CRESS-PR com apoio das organizações da categoria profissional ABEPSS, ENESSO e pelo Departamento de Serviço Social da UEPG, e tem por objetivo  estimular e ampliar os debates com a categoria profissional em torno das demandas que envolvem o exercício profissional em suas múltiplas expressões da questão social.

Veja no site do 7CPAS (link), as normas para elaboração dos trabalhos, prazos de envio e informações sobre as inscrições, e hospedagem em Ponta Grossa bem como locais turísticos. Reserve desde já sua participação nesse importante Congresso!

Em caso de dúvida ou dificuldade no preenchimento da inscrição, envie e-mail para: [email protected]

Conheça um pouco sobre cada um dos palestrantes do evento que promete ser histórico:

Alfredo Batista  (UNIOESTE)

1- Graduado em Serviço Social – Universidade  Estadual de Londrina-PR  – UEL
2- Graduado em Filosofia- Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
3- Mestre e Doutor Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
4- Pós-Doutor Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
5- Professor Associado – Regime de Trabalho – TIDE- 40 horas – na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

Daniella Moller  (CFESS)

Assistente Social do TJ PR; mestre em Serviço Social pela UFSC; especialista em gestao de programas, politicas e projetos sociais pela PUC PR; conselheira da gestao do Cfess 2017-2020, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos.

 

Darci Frigo (Terra de Direitos)

Advogado, íntegra a Coordenação Executiva da Terra de Direitos e a Coordenação Colegiada da Plataforma Dhesca Brasil, foi Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, em 2017.

 

Denise Ratmann Arruda Colin  (MPPR)

Assistente Social do Ministério Público do Paraná e atualmente diretora do Departamento de Planejamento e Gestão. Professora do curso de Serviço Social  e integrante do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR. Doutora em sociologia pela UFPR. Ex-Secretária Nacional de Assistência Social do MDS no período de 2011 a 2014 e ex-coordenadora da política estadual de assistência social no período de 2003 a 2009.

 

Prof. Dra. Edina Schimanski (UEPG)

Professora do Departamento de Serviço Social – UEPG.
Professora do Programa do Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas – UEPG.
Professora Visitante da Texas Tech University – Texas – EUA.
Coordenadora do Núcleo de Estudos Questão Ambiental, Gênero e Condição de Pobreza.

 

Esther Lemos (ABEPSS)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1992), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (1997), doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2009) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília – UnB (2017). É professora efetiva da UNIOESTE – Campus de Toledo na Graduação em Serviço Social desde 1994 e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – PPGSS – Mestrado desde sua criação em 2013. Tem como área de investigação os fundamentos do Serviço Social e a particularidade da política de assistência social no âmbito da Seguridade Social brasileira. Participou como conselheira do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, na gestão “Tempo de Luta e Resistência” (2011 – 2014) e na gestão “Tecendo na luta a manhã desejada” (2014-2017). Presidente da ABEPSS, na gestão “Resistir e avançar, na ousadia de lutar” (2019 – 2020).

 

Itanamara Guedes Cavalcante (FETAM/SE)

Mestre em Serviço Social pela UFPE.
Assistente Social da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória.
Professora da pós-graduação de Seguridade Social, Direitos Humanos e compromisso social da Faculdade PIO X.
Presidenta da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado de Sergipe (FETAM Sergipe).
Diretora de Políticas Sociais da CUT Sergipe.
Vice presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS)

 

Joaquina Barata (professora Aposentada da UFPA)

Possui graduação em pela Universidade Federal do Pará (1963) e mestrado – (1985). em Planejamento do Desenvolvimento-NAEA (UFPA). Professora Aposentada da UFPA. Coordena desde 2001, a pós-graduação lato-sensu a distância na área do Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. Coordenou o primeiro curso de aperfeiçoamento, financiado pela SUDAM, que certificou técnicos dos pólos: Altamira, Itaituba, Santarém, Marabá, Belém e Castanhal e que foi encerrado com sucesso. Coordenou o I Curso de Especialização a distância na mesma área (PLANEAR I), encerrado em 2004, com concentração em Planejamento Ambiental e está coordenando o PLANEAR II e III. Contribui ainda na elaboração de projetos e programas dos cursos de pós-graduação. Experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: servico social, politica social, forca de trabalho, planejamento e ocupacao. Planejamento Estratégico e Ouvidora da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Membro do Comitê Executivo da International Federation of Social Workers (Federação Internacional de Trabalhadores Sociais), em dois mandatos (de 2002 a 2005 e 2005 a 2008); exerceu o magistério no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 1972 a 1996; Foi Pró-Reitora de Planejaento na UFPA entre 1993 e 1997; Especialista em Administração universitária EUA/UFAL.

 

Jucimeri Isolda Silveira  (PUC/PR e CRESS/PR)

Assessora técnica no estado do Paraná entre 2004 e 2011, e contribui na implantação do Suas; participou da produção dos ordenamentos técnicos do Suas, tendo atuado, especialmente, na formulação da Norma Operacional do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS/12) e da Política Nacional de Educação Permanente do Suas; foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud em gestão do trabalho junto ao Ministério de Desenvolvimento Social, entre 2011 e 2012; atuou como Superintendente de Planejamento de Assistência Social no município de Curitiba, tendo coordenado o programa Curitiba Mais Humana, e a gestão do Suas, entre 2012 e 2016; também foi assessora técnica do Fórum Nacional de Gestores de Assistência Social desde 2009; pesquisadora na área com publicações de abrangência nacional e coordeno o projeto Mapa Social, uma tecnologia social de diagnóstico e criação de ecossistemas social em territórios vulneráveis, com engajamento de governos, empresas e comunidade, para acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Social da ONU; professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado em Direitos Humanos, e coordenadora da Área Estratégica de Direitos Humanos vinculada à Pro Reitora de Pesquisa e Inovação; é membro da Direção do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná – CRESS-PR, já atuei como conselheira do Conselho Federal de Serviço Social; atuou como conselheira do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná.

 

Jussara Ayres Bourguignon (UEPG)

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento  de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.

 

Leila Escorsim (UFRJ)

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde foi professora, chefe de Departamento de Coordenadora de Graduação.Fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também foi professora por mais de 15 anos e Coordenadora da Graduação. Atuou como professora visitante no curso de Serviço Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Como principais publicações estão O Conservadorismo Clássico – Elementos de caracterização e crítica – publicado pela Editora Cortez e Mariátegui – vida e obra – publicado pela Editora Expressão Popular.

 

Lucia Cortes (UFPG)

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), graduação em Direito pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa (2010), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Programa (mestrado e doutorado) em Ciências Sociais Aplicadas e na graduação em Serviço Social. Pesquisa na área do Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, nos seguintes temas: Estado e políticas sociais, assistência social, trabalho, desigualdade social.

 

Marcio Pochmann  (UNICAMP)

Economista, professor titular da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos da Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp. Presidente da Fundação Perseu Abramo. Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo (2001-2004), presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2007-2012); consultor de instituições nacionais (DIEESE, FIESP, SEBRAE, MTE) e internacionais (OIT, BID, UNICEF); pesquisador-visitante em universidades na França, Itália e Inglaterra. Autor de mais de 60 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas.

 

Mirla Cisne (UFRN)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), doutorado em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na Universidade de Paris 7, sob orientação das Professoras Elaine Behring e Jules Falquet, respectivamente. Bolsista Produtividade em Pesquisa pq 2- CNPq Coordenadora e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS).  Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa das Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF).  Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua em projetos nos seguintes temas: feminismo, movimentos sociais, serviço social, relações sociais de sexo, raça-etnia e classe. Autora dos livres Gênero, divisão sexual do trabalho e Serviço Social; Feminismo e Consciência de Classe no Brasil e co-autora do livro Feminismo, Diversidade Sexual e Serviço Social.

 

Paulo Bearzoti Filho (Movimento Popular por Moradia)

Atua há mais de vinte anos em movimentos sociais de Curitiba e Região Metropolitana. Criou e é um dos coordenadores da MPM – Movimento Popular por Moradia, atuando principalmente junto às Ocupações Nova Primavera, 29 de Março, Tiradentes e Dona Cida, na CIC (Cidade Industrial de Curitiba). Compõe também o Mímesis Conexões Artísticas, um coletivo de artistas independentes. É professor de Língua Portuguesa e autor, entre outros, de Formação linguística do Brasil.e Fator X.

 

Olegna de Souza Guedes (UEL)

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996); licenciatura em Fillosofia pela Universidade de São Paulo (1999); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); concluiu pesquisa de pós graduação, nível pós-doutorado em Ciências Sociais , na Unesp-SP, 2010. É coordenadora nacional de pós graduação da Abepss (Associação Brasileira de Pesquisa e Extensão).Gestão 2019-2020.

 

Raquel Raichelis Degenszain (PUC/SP)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona/UAB (2012-2013). É professora assistente doutor da PUC-SP. Foi Vice-Reitora Aacadêmica da PUC-SP (2000-2004). Foi coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (2009-2011; 2011-2013). É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Profissão do PEPG em Serviço Social da PUC-SP, cadastrado no diretório do CNPQ. Pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDEPE-PUC-SP) e bolsista produtividade do CNPQ, com produção nas áreas de fundamentos do Serviço Social, trabalho, política social, gestão pública, política de assistência social, SUAS, democratização e controle social. Autora de livros, capítulos, verbete e artigos publicados em revistas especializadas de serviço social e ciências sociais no pais e no exterior.

 

Sandra Scheffer (UEPG)

Doutora em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), especialista em Serviço Social pela Universidade de Estadual de Ponta Grossa e graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990). É professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o curso de graduação em Serviço Social e para o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas. Professora de Plano Diretor e Gestão Urbana e Políticas Públicas em cursos de especialização de Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. Foi assistente social durante 21 anos na Companhia de Habitação de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, meio ambiente, urbanização, pobreza e espaço local.

 

Tamires Oliveira (DPPR e CRESS-PR) 

Graduada em Serviço Social pela PUCPR. Especialista em gestão de políticas, programas e projetos sociais pela PUCPR. Mestranda no Programa Tecnologia e Sociedade na UTFPR. Foi professora no Curso de Serviço Social na FATEC, ministrando as disciplinas de Pesquisa em Serviço Social e de Gênero e Serviço Social. Foi conselheira na atual gestão do CRESS PR e coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional. Atua como assistente social Defensoria Pública do Estado do Paraná.

 

Prof. Dra. Tatiana Dahmer Pereira (UFF)

Assistente Social, doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ), professora associada do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR-UFF). Docente da Escola de Serviço Social da UFF (RJ

 

 

 

Daniela Neves ???????

Assistente social, professora do departamento de serviço social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vice-presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e coordenadora da comissão de formação profissional do CFESS.