Delegação do Paraná em preparação para encontros do conjunto CFESS-CRESS

IMG_2290
As/os representantes do Paraná nos encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS deste ano de 2018 estiveram reunidos no dia 23 de junho para um encontro preparatório. A pauta incluiu a avaliação de cada uma das diversas deliberações estabelecidas no relatório final do Encontro Nacional do CFESS-CRESS de 2017.

As/os delegados são profissionais da gestão e da base do CRESS, referendados e eleitos na Assembleia Geral do CRESS-PR realizada no dia 22 de junho. O Encontro Descentralizado da Região Sul acontece de 26 a 28 de julho em Curitiba, e o Encontro Nacional será realizado em Porto Alegre, de 6 e 9 de setembro.

IMG_2255

Para a delegação, o encontro preparatório foi um dia intenso de aprofundamento sobre as ações da categoria no estado. “Este é um encontro que certamente fortalece o Serviço Social no Paraná, pois reúne gestão e base com representações da Sede, Seccional e Nucress, para discussão das deliberações do conjunto numa perspectiva de monitoramento”, comentou o assistente social Rafael Carmona, delegado pela base da macrorregião de Curitiba. Rafael destacou também que o encontro tem o grande ponto positivo de integrar base e gestão em um momento em que todas/os as/os presentes participam do repasse das ações executadas.

O Encontro Nacional é o fórum máximo de deliberação das ações do Serviço Social brasileiro. Segue uma metodologia em que no primeiro ano de cada gestão tem como ênfase o planejamento; no segundo ano, o monitoramento e no terceiro ano a avaliação das deliberações. Este ano de 2018 é ano de monitoramento.

Neste encontro preparatório do CRESS-PR, a delegação passou o dia avaliando, debatendo e estabelecendo observações e diretrizes para as 90 deliberações, distribuídas da seguinte forma: 14 no eixo de ética e direitos humanos; 16 na seguridade social; 10 relativas à formação profissional e duas sobre relações internacionais; 10 no eixo da comunicação; 14 referentes à orientação e fiscalização profissional e 24 no eixo administrativo-financeiro. O último dos eixos debatidos foi o de Bandeiras de Lutas, apresentando aos participantes o documento com este conteúdo, aprovado no 46º encontro nacional.

A participação de representantes das diversas localidades do Paraná foi um dos principais pontos de destaque entre as/os participantes: “Saímos fortalecidos pela participação de todos os Nucress, que trazem as demandas peculiares de cada região do Paraná”, comentou a assistente social Etelda Madsen, de Cascavel. Ela também ressaltou que o encontro foi para as/os participantes uma oportunidade de aprofundar debates da categoria, que podem contribuir em um debate crítico frente aos desmontes das políticas publicas vivenciados atualmente.

Ao final do encontro, a conselheira presidenta, Joziane Cirilo, parabenizou a participação e contribuições de todas/os, destacando como fundamental a participação das/os trabalhadoras/es do CRESSPR na construção deste encontro tão importante para a categoria.