Delegação do Paraná em preparação para encontros do conjunto CFESS-CRESS

IMG_2290
As/os representantes do Paraná nos encontros Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS deste ano de 2018 estiveram reunidos no dia 23 de junho para um encontro preparatório. A pauta incluiu a avaliação de cada uma das diversas deliberações estabelecidas no relatório final do Encontro Nacional do CFESS-CRESS de 2017.

As/os delegados são profissionais da gestão e da base do CRESS, referendados e eleitos na Assembleia Geral do CRESS-PR realizada no dia 22 de junho. O Encontro Descentralizado da Região Sul acontece de 26 a 28 de julho em Curitiba, e o Encontro Nacional será realizado em Porto Alegre, de 6 e 9 de setembro.

IMG_2255

Para a delegação, o encontro preparatório foi um dia intenso de aprofundamento sobre as ações da categoria no estado. “Este é um encontro que certamente fortalece o Serviço Social no Paraná, pois reúne gestão e base com representações da Sede, Seccional e Nucress, para discussão das deliberações do conjunto numa perspectiva de monitoramento”, comentou o assistente social Rafael Carmona, delegado pela base da macrorregião de Curitiba. Rafael destacou também que o encontro tem o grande ponto positivo de integrar base e gestão em um momento em que todas/os as/os presentes participam do repasse das ações executadas.

O Encontro Nacional é o fórum máximo de deliberação das ações do Serviço Social brasileiro. Segue uma metodologia em que no primeiro ano de cada gestão tem como ênfase o planejamento; no segundo ano, o monitoramento e no terceiro ano a avaliação das deliberações. Este ano de 2018 é ano de monitoramento.

Neste encontro preparatório do CRESS-PR, a delegação passou o dia avaliando, debatendo e estabelecendo observações e diretrizes para as 90 deliberações, distribuídas da seguinte forma: 14 no eixo de ética e direitos humanos; 16 na seguridade social; 10 relativas à formação profissional e duas sobre relações internacionais; 10 no eixo da comunicação; 14 referentes à orientação e fiscalização profissional e 24 no eixo administrativo-financeiro. O último dos eixos debatidos foi o de Bandeiras de Lutas, apresentando aos participantes o documento com este conteúdo, aprovado no 46º encontro nacional.

A participação de representantes das diversas localidades do Paraná foi um dos principais pontos de destaque entre as/os participantes: “Saímos fortalecidos pela participação de todos os Nucress, que trazem as demandas peculiares de cada região do Paraná”, comentou a assistente social Etelda Madsen, de Cascavel. Ela também ressaltou que o encontro foi para as/os participantes uma oportunidade de aprofundar debates da categoria, que podem contribuir em um debate crítico frente aos desmontes das políticas publicas vivenciados atualmente.

Ao final do encontro, a conselheira presidenta, Joziane Cirilo, parabenizou a participação e contribuições de todas/os, destacando como fundamental a participação das/os trabalhadoras/es do CRESSPR na construção deste encontro tão importante para a categoria.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.