Assembleia Geral foi momento de articulação da categoria no Paraná

IMG_2107

A Assembleia Geral Ordinária do CRESS-PR, realizada no dia 22 de junho, representou um novo momento de articulação categoria. Nos pontos de pauta estavam a apresentação das ações da Comissão de Orientação e Fiscalização Conselho (Cofi), a prestação de contas referentes ao primeiro semestre e a eleição de delegados/as para o Encontro Descentralizado dos CRESS da Região Sul para o Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS.

“Um dos objetivos principais da Cofi é a adoção de procedimentos de orientação, disciplinarização e fiscalização do exercício profissional”, afirmou a agente fiscal Vanessa Rocha ao comentar sobre as dimensões da fiscalização no Conselho Regional de Serviço Social, que são três: “afirmativa dos princípios e compromissos conquistados”, “político pedagógica” e “normativa disciplinadora”. Vanessa apresentou as ações da Cofi realizadas pela sede do CRESS-PR e a fala foi reforçada pela agente fiscal Jaqueline Zuin, da Seccional de Londrina. As agentes fiscais apresentaram as ações da Cofi destacando, entre os apontamentos, o mapeamento dos atendimentos realizados, as principais demandas do setor, a realização das visitas de fiscalização e comentaram sobre as principais irregularidades constatadas, comentando as ações tomadas. Ao final da apresentação, tanto a representante da sede como da seccional ressaltaram atividades que estão em planejamento, como palestras com acadêmicos, oficinas e seminários.

A Assembleia contou também com a prestação de contas do primeiro semestre de 2018 do CRESS-PR, apresentada pela conselheira Neiva Munhoz. Ela ressaltou que os balanços financeiros têm sido publicados no portal da transparência do CRESS-PR e apresentou um resumo das receitas do Conselho na qual destacou as receitas executadas até o momento.

Eleição da delegação para os Encontros Descentralizado e Nacional

IMG_2217

Considerando o número de profissionais ativos no Estado, 7.859 assistentes sociais ativos, o regimento dos encontros possibilita a participação de doze representantes titulares e doze suplentes no Paraná, sendo metade pela gestão e outra metade pela base. As/os delegadas/os pela gestão, referendados pela Assembleia, serão:

Titulares: Elza Maria Campos; Tamíres Oliveira; Tatiana Santos; Jucimeri Silveira; Marly Bavia; Luanna Garcia
Suplentes: Hemerson Maziero; Joziane Cirilo; Alexandre Macedo; Viviane Peres; Daniel Soares

A votação das/os profissionais da base foi realizada partindo da divisão do Estado em três macrorregiões, considerando 2 titulares e 2 suplentes por região, segundo proposta deliberada na Assembleia. Serão representantes pela base:

CURITIBA
Titulares: Priscila dos Santos Brasil e Keila Carneiro . Suplentes: Rafael Carmona e Dioneia Edlyng Maciel.

LONDRINA
Titulares: João Francisco Ferraz de Lima e Adriele Volpato Craveiro. Suplentes: Soraia Garcia e Edilene Aparecida da Silva

CASCAVEL
Titulares: Solange dos Santos Fidelis e Etelda Madsen. Suplentes: Maria Aparecida dos Santos e Mabile Caetano Cazela.

Finalizando a Assembleia, nos informes gerais, a assistente social Jaqueline Belo convidou a todas/os para a participação na vigília da população em situação de rua, que acontece no dia 26 de junho na Praça Rui Barbosa. A assembleia aprovou uma moção de repúdio à política higienista da prefeitura em relação a este público.