Vigília pelos direitos da população em situação de rua acontece no dia 26 de junho

 

Na próxima terça-feira, dia 26 de Junho, entidades e movimentos sociais de apoio e atendimento à população em situação de rua realizarão um ato de vigília na Praça Rui Barbosa, a partir das 18 horas, manifestando repúdio às posturas adotas pela Prefeitura Municipal de Curitiba no atendimento e no cumprimento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

De acordo com o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, nos últimos 40 dias, quatro pessoas em situação de rua morreram em Curitiba, num período do ano em que a exposição às baixas temperaturas agrava as vulnerabilidades vividas nas ruas, bem como o quadro de saúde das pessoas já doentes e que se encontram nesta situação.

Além das mortes, o ato organizado pela sociedade civil e movimentos sociais busca chamar a atenção da sociedade e do poder público para a precariedade e provisoriedade dos equipamentos e das políticas públicas da assistência social de responsabilidade do município.

Regras abusivas, carência de produtos e alimentos, restrição de privacidade e de pessoas que demandam o serviço ou atendimento, falta de programas para a superação da situação de rua entre outras precariedades que têm se perpetuado e, ultimamente, se agravado. O pronunciamento da atual gestão municipal, de que sobram vagas em seus equipamentos sociais, parece encobrir a falta de estrutura e efetividade dos mesmos, além de desinformar a população a respeito de suas reais condições de atender a demanda.

São vários os relatos de violência da população em situação de rua trazidos às entidades promovedoras do ato, e que apontam para ações de agentes do município de recolhimento de pertences pessoais, de documentos e até de cobertores utilizados por esta população, nestes dias de frio.

Por estas razões, o ato será realizado como medida para ampliar o debate público com a população e o poder público em Curitiba.

Promovem o ato de vigília:

Movimento Nacional da População de Rua – MNPR
Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua – INRua
Instituto Lixo e Cidadania – ILIX
Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – MNCR
Arquidiocese de Curitiba – Pastoral do Povo de Rua
Casa de Acolhida São José
Projeto Mãos Invisíveis
Conselho Regional de Serviço Social do Paraná – CRESS/PR
Conselho Regional de Psicologia do Paraná – CRP/08

Local: Praça Rui Barbosa
Horário: A partir das 18 horas
WhatsApp Image 2018-06-21 at 09.38.54

O QUE MATA NÃO É O FRIO, MAS A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

 CONFIRA AQUI CARTA ABERTA À POPULAÇÃO  E ENTENDA O ASSUNTO!

 

 

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.