CRESS-PR lançou a campanha “Ser Assistente Social”

print -cartaz SER AS

“Onde tem assistente social tem atendimento humanizado, planejamento, assessoria, mobilização social, participação popular, intervenções relevantes em matéria de direitos humanos e políticas sociais”. Esta é a ideia central da campanha “Ser Assistente Social”, lançada no dia 25 de maio pelo CRESS-PR.

O lançamento foi realizado no auditório do Sintracon e contou com falas da conselheira presidenta Joziane Cirilo e da conselheira coordenadora da Comissão de Comunicação, Jucimeri Silveira.

Joziane fez um breve resgate histórico da profissão apontando como desde a década de 80 firmou compromisso com a classe trabalhadora e defendeu a importância de fortalecimento da categoria no atual cenário de violações de direitos. Apresentou na sequencia um balanço de ações da atual gestãodo CRESS-PR, Tempo de Resistir, nenhum direito a menos. Entre os destaques, comentou do congelamento da anuidade, do trabalho iniciado com a perspectiva de redução da inadimplência, a assembleia descentralizada em Cascavel e a previsão de inauguração da Seccional na região em agosto deste ano, da política de maior interlocução e interação com a categoria e comentou sobre ações previstas, entre elas o CPAS – a ser realizado em novembro deste ano em Londrina-PR.

À conselheira Jucimeri coube o papel de lançar a Campanha Ser Assistente Social. Ela comentou sobre a compreensão que a categoria tem de Direitos Humanos, de forma ampla, contemporânea e priorizando a emancipação e autonomia dos sujeitos. “Nesta compreensão precisamos fazer um esforço cada vez maior para coletivizar as demandas. Precisamos fortalecer uma identidade de classe. E a política de comunicação trabalha neste sentido”. Comentou sobre a necessidade de lutar e garantir serviços de qualidade, atuar na incidência política e atuar na educação em direitos humanos.

Com esta contextualização, explicou que a proposta da campanha Ser Assistente Social inclui dialogar com a categoria e com a sociedade, reforçando os princípios das/os assistentes sociais, fortalecendo a identidade, dando visibilidade a espaços tradicionais e emergentes da profissão, apresentando para a sociedade fatos que as vezes até a categoria desconhece e disseminar nosso projeto ético-político.

Confira o vídeo de lançamento da campanha:

Confira fotos do dia do evento de lançamento da campanha: