Paul Singer – Vida em Movimento. Confira Homenagem do CRESS-PR

Paul Singer, 86 anos, nos deixou na noite de 16 de abril de 2018. Nascido em Viena em 24 de março de 1932, fugiu do nazismo com a mãe em 1940 e escolheu o Brasil para viver. Sua trajetória é marcada pelo compromisso social e pela militância. Não se dobrou diante dos dias sombrios da história e manteve no horizonte o desejo de um país justo e solidário.

Frente ao gigante capitalismo, entendeu que só seria possível romper com o capital se as pessoas de forma coletiva se organizassem. E assim o fez. Em meados da década de 90, Paul Singer, olhando as iniciativas da Cáritas brasileira, do MST, da Campanha Natal Sem Fome de Betinho, Hebert José de Souza e de algumas universidades do país, teve o entendimento que o capitalismo não iria se romper com uma força externa, mas sim, por meio de experiências sociais de dentro do próprio capitalismo. Singer propôs a organização dos trabalhadoras/es pela auto-organização em cooperativas, e essa iniciativa foi também aceita pelos sindicatos. A Economia Solidária no Brasil tornou-se uma política pública, com legislações aprovadas em diversos estados e municípios, como também, possui o Fórum Nacional de Economia Solidária que é uma articulação e organização política dos movimentos sociais e da sociedade de civil organizada.

No secretariado de Paul Singer, em 2015, a Secretaria Nacional de Economia Solidária, possuía sua base em empreendimentos coletivos, como associações, cooperativas, grupos informais e sociedade mercantil, e, contava com mais de 30 mil empreendimentos solidários, em diversos setores da economia. O maior destaque que era a agricultura familiar, que gerava renda para mais de 2 milhões de pessoas e movimentam anualmente R$ 12 bilhões.

Para Singer todo esse caminho trilhado não foi utopia, mas tese colocada em movimento e em prática. Seu legado está presente na construção e no fortalecimento da Economia Solidária e nas dezenas de livros publicados. Foi, sem dúvida, um dos maiores intelectuais orgânicos de nosso tempo.

Confira homenagem do CRESS-PR no CRESS-PR em Movimento sobre Paul Singer

POST - Cress em movimento - Paul