Abertas inscrições para Seminário Estadual de Assistência Social, dia 11 de maio

Estão abertas as inscrições o Seminário Estadual de Assistência Social, promovido pelo CRESS-PR e pela Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social. O Seminário será realizado no dia 11 de maio de 2018, das 8h às 18h, em Curitiba.

Post Seminário Estadual [19-04]

Local: APP Sindicato – Av. Iguaçu, 880.

• 9h – Abertura – CRESSPR e Câmara Temática de AS

Neiva Luz dos Santos Silva – Secretaria de Assistência Social de Araucária, conselheira do CRESSPR.
Inês Barbosa – Assistente Social – Ação Social do Paraná, conselheira do CRESSPR.

• 9h30 – Palestra magna: “Fortalecer a luta no cenário de desmontes e retrocessos: desafios em defesa da Política de Assistência Social”.

Expositoras:
Aldaíza Sposati – Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCSP, ex Vereadora e Secretária Municipal de Assistência Social de São Paulo.

Maria Luiza Rizotti – ex Secretária Nacional de Assistência Social e Secretária Municipal de Londrina, pesquisadora e cosnultora na área.

Debatedora:
Denise Colin – Assistente Social do Ministério Público, professora da PUCPR e ex Secretária Nacional de Assistência Social

Coordenação:
Elias de Sousa Oliveira – Secretário Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, conselheiro do CRESSPR e ex Pro-Reitor de Assuntos Estudantis da Unila.

Ementa: Abordar o cenário de contra-reformas, de avanço do neoliberalismo e de desmonte das políticas públicas e do sistema de proteção social no Brasil, particularizando os ataques ao Sistema Único de Assistência, e os caminhos de resistência e defesa dos direitos socioassistenciais. Debate sobre as principais demandas e orientações ao exercício profissional.

• 11h – Debate
  • 12h – Intervalo para almoço
  • 13h30 – “Trabalho da/o Assistente Social no Suas: condições éticas e técnicas, realidade no Paraná e estratégias em defesa dos direitos

Expositoras:
Berenice Rojas Couto – professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS, ex presidenta do Conselho Federal de Serviço Social.

Jucimeri Isolda Silveira – conselheira do CRESSPR, professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Serviço Social da PUCPR, assessora do Fonseas, ex consultora em gestão do trabalho no Suas pelo Pnud.

Apresentação de práticas exitosas – Assistentes Sociais que atuam no Suas.

Mediadora:
Telma Maranho Gomes – assistente social da Universidade Estadual de Maringá, ex Diretora de Proteção Especial do MDS, ex Secretária Municipal de Assistência Social de Maringá.

Ementa: Debater o contexto de precarização dos serviços e as condições éticas e técnicas de trabalho, assim como as práticas consideradas conservadoras. Produzir consensos e encaminhamentos em defesa do Sistema Único de Assistência Social, reconhecer e potencializar estratégias que materializam o projeto ético-político na assistência social.

• 15h45– intervalo
  • 16h – “Jornada em defesa do SUAS: incidência política

Fórum das/os Trabalhadores do Suas
Frente Paranaense e Nacional em Defesa do Suas

Mediadora:
Marcia Lopes – consultora do sistema ONU, ex Ministra de Desenvolvimento Social, ex Vereadora e Secretária Municipal de Assistência Social

Ementa: apresentação das ações realizadas de incidência política e planejadas pelo CRESSPR em defesa do Suas e do trabalho profissional, assim como a atuação em coletivos, frentes e fóruns. Formação de coletivos em defesa do Suas no Paraná com protagonismo dos NUCRESS.

• 18h Avaliação, encaminhamentos e encerramento

INSCRIÇÕES ENCERRADAS