CRESS-PR presente na luta em defesa da Reforma Agrária

No dia 22 de fevereiro de 2018, foi realizada no município de Centenário do Sul uma Audiência Pública para debater a criação dos assentamentos em áreas ocupadas do município.

cress mst02

O CRESS-PR esteve presente, tendo sido convidado a participar juntamente com autoridades religiosas, políticas, comunitárias e representantes da sociedade civil. A participação do conselho foi uma forma de reafirmar o compromisso da categoria com a luta em defesa da pela reforma agrária, na perspectiva de somar forças e cobrar dos órgãos competentes o reconhecimento do acampamento Fidel Castro como assentamento. Esta é uma luta que 400 famílias têm travado há 10 anos.

O acampamento Fidel Castro fica há cerca de seis quilômetros do centro de Centenário do Sul. Desde 2008, as famílias ocupam terras improdutivas do Grupo Atalla, produzindo ali alimentos sem agrotóxico. O local era um canavial abandonado que, aos poucos, está se transformando em um espaço de abastecimento de alimentos para as próprias famílias e para escolas de oito municípios próximos. Levantamento feito pelo MST aponta que o grupo R$ 654,2 milhões para a União.

cress mst01

O CRESS-PR foi representado pelo conselheiro Daniel Soares, da Seccional de Londrina, que reafirmou princípios do projeto ético-político dos/as assistentes sociais, de defender direitos humanos, contra formas autoritária, na perspectiva da justiça social e distribuição dos bens: “a terra deve ser de todos(as) ou pelo menos todos(as) devem ter acesso de maneira justa”, concluiu o conselheiro.

* texto produzido com informações de Brasil de Fato: https://www.brasildefato.com.br/2018/02/22/audiencia-publica-debate-criacao-de-assentamento-no-norte-do-parana/