Assistentes sociais de Ponta Grossa-PR debatem desafios da categoria frente ao cenário atual

O NUCRESS de Ponta grossa realizou, no dia 15 de fevereiro, uma reunião com assistentes sociais com a proposta de analisar e debater os desafios da categoria profissional frente aos desmontes das politicas públicas e os retrocessos no campo dos direitos humanos.
WhatsApp Image 2018-02-19 at 16.53.28

O debate iniciou com uma análise sobre a atual conjuntura vivenciada pelo Brasil, de ruptura do processo democrático desde o golpe de 2016, relacionada com o processo orquestrado pelos EUA de enfraquecimento da unidade latino americana. Esta análise foi apresentada pela assessora de relações institucionais do CRESS/PR, Sara Cavalcanti, que comentou sobre este processo: “Trump deu seu recado ao mundo a partir do relatório de Estratégia de Segurança Nacional apresentado no dia 18 de dezembro de 2017. Esse documento é um periódico oficial que alinha todo o estado americano nos objetivos ali destacados. E para Trump, o principal objetivo é restaurar o respeito pelos Estados Unidos no exterior e renovar a confiança dos americana no país. O Combate à imigração, a investida no poder bélico e a desconsideração às ameaças reais do aquecimento global (enfatizada na versão anterior por outros presidentes) são alguns dos destaques do relatório”.

O encontro partiu então para a reflexão sobre como atuar em meio a essa conjuntura na perspectiva do Projeto Ético Político. A exposição deste tema foi realizada pela conselheira Márcia Teresinha, que enfatizou a luta contra o neoliberalismo como histórica na profissão. Para a conselheira, um dos grandes desafios do cenário atual é a política econômica vinculada ao capital financeiro internacional, desafio este que esteve presente em todos os últimos governos, mesmo que houvesse compromissos mais voltados ao desenvolvimento e fortalecimento do Estado de direito.

Durante o encontro, o debate apontou que os desafios da construção de um estado democrático de direito, vinculado aos interesses da nação e de seu povo, devem ser assumidos pelos/as assistentes sociais. “O pressuposto de nossa prática profissional precisa estar alicerçado ao projeto ético‐político, cuja relação é indivisível com os projetos de transformação social”, comentou Sara, completando: “O Projeto Ético Político deve ser o norte do assistente social, que precisa estar atuando junto dos movimentos sociais na defesa intransigente da democracia e dos Direitos Humanos”

O encontro contou com a participação da conselheira Neiva Silva, que apresentou os eixos que estruturam a gestão atual do CRESS-PR, Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos. Ela apresentou o calendário da gestão, convidando a todos/as para caminharem junto ao CRESS/PR nas lutas da categoria.