Serviço Social presente na defesa de direitos

A semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 contou com intensa participação do CRESS/PR junto a diversas organizações dos movimentos sociais e sindicais.

Esta participação se dá no sentido de fortalecer o Projeto Ético-Político que orienta o trabalho profissional do assistente social e ainda, sendo o atual cenário marcado pelo ataque à democracia e a redução e precarização dos direitos sociais e trabalhistas, a participação da categoria se faz indispensável em todos os espaços e frentes de luta. A participação se dá como contraponto às forças que aceitam e/ou reforçam as investidas do capital e a mercantilização das relações sociais, bens e serviços.

Confira as participações do CRESS/PR durante a semana:

• Frente Brasil Popular

O CRESS compõe, junto com 32 entidades, a Frente Brasil Popular (FPB). A participação se dá no sentido de reforçar a luta da categoria através da participação nos comitês pela democracia e somar ao calendário de defesa dos direitos sociais que está sendo construído. Além disso, representantes do CRESS/PR nesta frente atuam para defender as pautas especificas que permeiam a profissão.

• Movimento da População em Situação de Rua

CRESS_FPB_MPOP

Com o Movimento da População em Situação de Rua foram discutidas ações conjuntas e a construção de uma agenda unificada na defesa dos direitos dessa população, com a proposta de descentralizar as ações para o interior do estado.

• Defesa das 30 horas na Saúde

CRESS NA LUTA DAS 30HORAS COM SINDISAUDE

O CRESS participou, a convite do SindiSaúde, de um ato em frente ao Palácio Iguaçu para a defesa das trinta horas para as categorias com regulamentação federal como, assistentes sociais, fisioterapeutas, telefonistas e radiologistas.

• Contra precarização e privatização da Saúde

CRESS NO CIC

Na atuação com a Associação dos Moradores do CIC o CRESS/PR manifestou seu apoio contra a precarização e a privatização do UPA do CIC, que fechou para reforma em 2016 e agora a prefeitura propõe abertura sob o formato da Organização Social (OS) o que na pratica significa a privatização do SUS.

• Promoção da Igualdade Racial

CRESS_NA_CONFERÊNCIA_RACIAL

Assistentes Sociais participaram da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Coepir), realizada em Curitiba, de sexta-feira a domingo (2 a 4). Promovida pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, a conferência promoveu debate sobre as propostas de projetos e leis para criação e implementação de políticas públicas no âmbito estadual que serão encaminhadas e apresentadas na Conferência Nacional, no mês de maio, em Brasília. Além disso, foram eleitas 18 entidades da sociedade civil para composição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR).

• Apoio à Reforma Agrária

CRESS_NO_ANIVERSÁRIO_DO_ASSENTAMENTO

Ainda no final de semana de 2 a 4 de fevereiro ocorreu uma comemoração do aniversário dos 19 anos do assentamento do contestado, localizado na Lapa/PR. Participaram diversos representantes dos movimentos sociais, como o Conselho Nacional de Direitos Humanos, a Via Campesina, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a APP Sindicato, Centrais Sindicais, Movimentos Feministas entre outros.

2018 e o fortalecimento das pautas de resistência

O ano de 2018 será de grandes desafios para a categoria de assistentes sociais e aos/às demais trabalhadores/as, o que requererá a construção e fortalecimento de pautas unitárias e de resistência para estes sujeitos políticos.