Serviço Social presente na defesa de direitos

A semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 contou com intensa participação do CRESS/PR junto a diversas organizações dos movimentos sociais e sindicais.

Esta participação se dá no sentido de fortalecer o Projeto Ético-Político que orienta o trabalho profissional do assistente social e ainda, sendo o atual cenário marcado pelo ataque à democracia e a redução e precarização dos direitos sociais e trabalhistas, a participação da categoria se faz indispensável em todos os espaços e frentes de luta. A participação se dá como contraponto às forças que aceitam e/ou reforçam as investidas do capital e a mercantilização das relações sociais, bens e serviços.

Confira as participações do CRESS/PR durante a semana:

  • Frente Brasil Popular

O CRESS compõe, junto com 32 entidades, a Frente Brasil Popular (FPB). A participação se dá no sentido de reforçar a luta da categoria através da participação nos comitês pela democracia e somar ao calendário de defesa dos direitos sociais que está sendo construído. Além disso, representantes do CRESS/PR nesta frente atuam para defender as pautas especificas que permeiam a profissão.

  • Movimento da População em Situação de Rua

CRESS_FPB_MPOP

Com o Movimento da População em Situação de Rua foram discutidas ações conjuntas e a construção de uma agenda unificada na defesa dos direitos dessa população, com a proposta de descentralizar as ações para o interior do estado.

  • Defesa das 30 horas na Saúde

CRESS NA LUTA DAS 30HORAS COM SINDISAUDE

O CRESS participou, a convite do SindiSaúde, de um ato em frente ao Palácio Iguaçu para a defesa das trinta horas para as categorias com regulamentação federal como, assistentes sociais, fisioterapeutas, telefonistas e radiologistas.

  • Contra precarização e privatização da Saúde

CRESS NO CIC

Na atuação com a Associação dos Moradores do CIC o CRESS/PR manifestou seu apoio contra a precarização e a privatização do UPA do CIC, que fechou para reforma em 2016 e agora a prefeitura propõe abertura sob o formato da Organização Social (OS) o que na pratica significa a privatização do SUS.

  • Promoção da Igualdade Racial

CRESS_NA_CONFERÊNCIA_RACIAL

Assistentes Sociais participaram da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Coepir), realizada em Curitiba, de sexta-feira a domingo (2 a 4). Promovida pela Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, a conferência promoveu debate sobre as propostas de projetos e leis para criação e implementação de políticas públicas no âmbito estadual que serão encaminhadas e apresentadas na Conferência Nacional, no mês de maio, em Brasília. Além disso, foram eleitas 18 entidades da sociedade civil para composição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR).

  • Apoio à Reforma Agrária

CRESS_NO_ANIVERSÁRIO_DO_ASSENTAMENTO

Ainda no final de semana de 2 a 4 de fevereiro ocorreu uma comemoração do aniversário dos 19 anos do assentamento do contestado, localizado na Lapa/PR. Participaram diversos representantes dos movimentos sociais, como o Conselho Nacional de Direitos Humanos, a Via Campesina, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a APP Sindicato, Centrais Sindicais, Movimentos Feministas entre outros.

2018 e o fortalecimento das pautas de resistência

O ano de 2018 será de grandes desafios para a categoria de assistentes sociais e aos/às demais trabalhadores/as, o que requererá a construção e fortalecimento de pautas unitárias e de resistência para estes sujeitos políticos.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.