Pesquisa com assistentes sociais será base para enfrentamento à inadimplência no CRESS-PR

O levantamento, inédito, traz um perfil do/a assistente social no Paraná, revelando renda média, vínculo empregatício, conhecimento de legislação profissional, participação política, situação de pagamento da anuidade, entre outros aspectos.

Imagem para notícia

A gestão do CRESS PR – 11ª Região – Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos (2017-2020) inovou ao realizar com a categoria a pesquisa “Perfil Profissional do/a Assistente Social do Paraná”. O objetivo principal foi coletar dados para subsidiar proposta de revisão da Política Nacional de Enfrentamento à Inadimplência do Conjunto CFESS/CRESS.

Entre os dados revelados pela pesquisa, ficou apontado que a renda média do/a assistente social no Paraná é de 3 a 5 salários mínimos, sendo que 71,8% recebe até 5 salários mínimos. O levantamento confirmou também algo que se replica em todos os estados: temos como principal empregador, a gestão pública municipal (41,69%). Em relação ao não pagamento da anuidade, 44,02% dos/as que declararam inadimplentes, indicaram o comprometimento da renda como um dos principais motivos da inadimplência.

A pesquisa foi realizada sob a coordenação da Comissão Administrativo Financeira e o Grupo de Trabalho de Anuidade e Enfrentamento à Inadimplência do CRESS-PR – 11ª Região, também responsáveis pela sistematização dos dados e emissão do Relatório Descritivo. Foi elaborado um questionário contendo 28 (vinte e oito) questões, abertas e fechadas, direcionadas às/aos assistentes sociais de todo o Paraná para a construção de um perfil. Constaram nesta pesquisa, questões como: atividade ou inatividade das/dos profissionais no CRESS-PR, vínculo com qual Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social – NUCRESS, qual é a faixa de rendimentos, vínculo empregatício, jornada de trabalho, conhecimento de legislação profissional, participação política, situação de pagamento da anuidade e por fim, um espaço para livre manifestação, visando

O estudo do perfil dos/as assistentes sociais do Paraná é parte da proposta de gestão que pretende realizar outras pesquisas complementares a esta com a finalidade de ampliar e fortalecer os espaços democráticos de participação da categoria no planejamento das ações políticas e administrativo financeiras do Conselho.

Confira aqui o Relatório Descritivo da pesquisa “Perfil Profissional do/a Assistente Social do Paraná”.