CRESS-PR esteve presente no 14º Encontro do Fórum das COFIs

Foto: CRESS-SC

Nos dias 11 e 12 de dezembro integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI) do CRESS-PR estiveram presentes no 14º Encontro do Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) da Região Sul. O evento foi realizado pelo CRESS-SC.

Na abertura do encontro, a Prof.ª Dr.ª Beatriz Augusto Paiva ministrou palestra que teve como tema “Ética no exercício profissional no contexto de recrudescimento das condições de vida da classe trabalhadora: elementos para o debate da atuação articulada das Comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização dos CRESS”.

No segundo dia foi realizado debate sobre as deliberações aprovadas no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, no âmbito do Eixo Orientação e Fiscalização Profissional, a partir do aprofundamento de estratégias pertinentes ao desenvolvimento de cada uma das deliberações e da socialização e aprofundamento da compreensão acerca de temáticas, procedimentos e posicionamentos relacionados às deliberações.

À tarde, cada CRESS socializou seus procedimentos inerentes à atuação das Comissões Permanentes de Ética, com um debate sobre os limites e possibilidades sendo realizado logo em seguida.

Para a conselheira do CRESS-PR, Tamíres Oliveira, foi um momento importante para discutir a atuação dos Conselhos Regionais de Serviço Social na defesa e valorização da profissão, neste contexto de acirramento das desigualdades sociais, de precarização das condições de vida dos/as trabalhadores e de desregulamentação das profissões. “Debater estas questões é importante para fortalecer a nossa luta, fortalecer a atuação dos Conselhos no âmbito da orientação, fiscalização e ética profissional, no sentido de prevenir a violação do código de ética profissional neste contexto de crise”, enfatizou Tamíres.

Delegação do Paraná avalia o Encontro

“Foi uma reunião de trabalho produtiva, com troca de experiências, debates e encaminhamentos de procedimentos e ações necessárias ao cumprimento das deliberações previstas para Orientação e Fiscalização, bem como para deliberações referentes à Ética e Direitos Humanos. Foi importante conhecer melhor e ter ciência da importância das ações dos CRESS.”

Olegna de Souza Guedes, representante da base em Londrina

“O Fórum das COFIs da Região Sul excedeu as expectativas. Pudemos fazer a construção coletiva a partir das deliberações e visualizar as demandas da região. A participação de todas e todos foi fundamental. Destaco a participação da Olegna, membro da COFI/Londrina, e a apresentação de pesquisas dos alunos dos cursos do Mestrado e Doutorado. Devemos pensar alternativas de aproximação com os temas da Pós-Graduação. Outro ponto importante é a implantação da COFI e Ética ampliada. Um espaço singular para aprendizado.”

Rosangela Costa Andrean, membro da coordenação da Seccional Londrina

“Foi um encontro que excedeu as expectativas. Construção coletiva, posicionamentos alinhados, riqueza nos encaminhamentos. Fiquei muito satisfeita com as contribuições de cada um e, ainda, as contribuições da Olegna trazidas a partir de suas experiências na ABEPSS tornaram esse fórum singular. Grata pela participação e com grandes expectativas para o próximo que sediaremos, bem como com a implantação do fórum das CPEs, que foi um avanço nas propostas do CRESS-PR.”

Elda Lilian da Cruz Corrêa, Coordenadora Técnica do CRESS-PR

“Momento de fundamental importância para reflexão e planejamento das ações/fluxos da COFI e conhecer as experiências dos demais estados. Contribuiu na nossa construção. A presença do CFESS também oportuniza a discussão aproximada sobre alguns aspectos que dizem respeito ao processo de fiscalização, etc. Acredito que o Fórum foi fundamental, pois Santa Catarina propôs e conseguimos realizar uma discussão sobre a CPE na perspectiva de entender as questões cotidianas dessa comissão com vistas a pensar o processo de construção da Ampliada COFI/Ética.”

Jaqueline Zuin, Agente Fiscal do CRESS-PR

“Foi um momento ímpar, significativo e de extrema importância para a defesa da profissão, dos direitos humanos e a materialização do nosso projeto ético político. Ademais, houve interação, participação nas falas e harmonia entre a equipe da COFI/CRESS-PR. Foi um dos melhores Fóruns da Região Sul em que participei. Agora fica o desafio para 2018, quando o CRESS-PR irá sediar os dois Fóruns.”

Rosângela Cavalcanti Colcete, Agente Fiscal do CRESS-PR

“O Fórum proporcionou momentos de conhecimento com a fala da professora Beatriz Paiva e também com a contribuição acadêmica da professora Olegna, da UEL. A programação do encontro proporcionou diálogo entre os CRESS, com a apresentação dos planos de metas para o próximo triênio, momento este que demonstrou o quanto o CRESS-PR está pronto e engajado para defender a profissão no Estado.”

Roberta Mischiatti Marco, Agente Fiscal do CRESS-PR

Confira vídeo com depoimentos sobre o Encontro