Pleno de Planejamento e Avaliação reuniu Gestão Ampliada do CRESS-PR

A Gestão Ampliada do CRESS-PR, que reúne direção, coordenação da Seccional Londrina, trabalhadoras/es da Sede e Seccional e apoiadoras/es da Gestão “Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos”, realizou nos dias 8 a 10 de dezembro o Pleno de Planejamento e Avaliação.

Um dos principais objetivos do encontro foi fortalecer vínculos entre a atual gestão do CRESS-PR com os/as trabalhadores, encontrando na missão do Conselho a unidade e sentido para o trabalho conjunto e os resultados esperados como a melhoria da qualidade do atendimento, revisão dos processos de trabalho, investimento em novas tecnologias e intensificação da atividade precípua do CRESS, que é a defesa e valorização da profissão e das bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS.

Para executar é preciso planejar. Assim, outro objetivo do Pleno foi convalidar o Planejamento Estratégico 2017-2020 a partir dos cinco eixos programáticos de gestão. O planejamento foi construído a partir de indicadores, objetivos, metas e resultados esperados, vislumbrando o futuro do CRESS-PR que se pretende construir com a participação dos/as assistentes sociais de todas as regiões do Paraná.

Para a presidenta do CRESS-PR, Joziane Cirilo, foram momentos intensos de troca de conhecimento e de construção coletiva, mas principalmente de cuidado e afeto com cada participante dada a importância de cada contribuição neste processo. “O planejamento participativo é uma ferramenta que permite o envolvimento, estabelece compromisso, define responsabilidades e dá direção estratégica, condição fundamental para alcançar o resultado que pretendemos”, destacou Joziane.

Davi Cartes Alves, trabalhador da Sede do CRESS-PR em Curitiba, avaliou que o Pleno permitiu integrar Gestão e trabalhadoras/es para uma maior aproximação e alinhamento de metas para construção de um CRESS mais forte, atuante e solidário tanto para as/os colaboradores quanto para categoria. “A capacitação ressaltou o valor do trabalho em equipe, da comunicação, da unidade e do papel fundamental de cada trabalhador comprometido com a melhoria continua das ações do CRESS frente às necessidades dos Assistentes Sociais”, afirmou Davi.

A agente fiscal que atua na Seccional Londrina, Jaqueline Zuin dos Santos, também destacou a importância do encontro: “Esses momentos são fundamentais para que esses/as trabalhadores/as se conheçam e possam trocar experiências”.

A conselheira Joziane também faz um balanço da atuação da Gestão “Tempo de Resistir: Nenhum direito a menos” em 2017, destacando que o atual cenário do país requer um trabalho contínuo, bem executado e por isso planejar as ações é fundamental. Segundo ela, o plano de gestão é ousado porque propõe colocar o CRESS em Movimento, e assim está sendo feito. “Em seis meses de gestão já é possível identificar uma nova dinâmica e vejo que os/as assistentes sociais tem reconhecido o trabalho realizado. Temos recebido várias mensagens de apoio, parabenizando pelos posicionamentos políticos e orientações à categoria. Temos uma proposta de trabalho que é coletiva, por isso temos investido na comunicação com os/as assistentes sociais e com a sociedade”, enfatizou.

Acessando o site do CRESS-PR é possível conhecer e acompanhar as atividades realizadas ao longo dos últimos meses, como visitas de fiscalização, oficinas, seminários, participação e incidência política na defesa das políticas sociais e dos direitos humanos. De alguma forma, as orientações e atendimento do Conselho chegaram para profissionais que se encontram em 40% dos municípios do Paraná. “Precisamos ampliar e criar canais de comunicação com os/as assistentes sociais de cada município e a atuação dos Núcleos do CRESS é determinante para esta aproximação e mobilização dos/as profissionais”, destacou Joziane.

A agenda para 2018 é intensa, e contempla ações como a implantação da Seccional Cascavel, o Seminário Estadual de Assistência Social e sobre o Trabalho do/a assistente social na Política sobre Drogas e Saúde Mental e a realização do VII Congresso Paranaense de Assistentes Sociais, que acontecerá em Londrina.

“O CRESS em Movimento é um projeto que tem sido possível porque reunimos nesta gestão profissionais de grande competência e um alto nível de comprometimento com a profissão e com o projeto ético político profissional. Além dos/as conselheiros/as e coordenadores/as, contamos com o apoio dos/as trabalhadores/as, das comissões e câmaras temáticas, dos núcleos e da gestão ampliada. Somos um grande coletivo e estamos construindo o futuro do nosso Conselho, preparando-o para um novo tempo, ‘Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos’”, concluiu Joziane.