CRESS-PR e estudantes do Unibrasil debatem a atuação profissional na garantia dos direitos da população LGBT

A conselheira do CRESS-PR Tamires Oliveira esteve no Unibrasil Centro Universitário no dia 21 de novembro para proferir uma palestra que teve como tema “Reflexões éticas sobre o exercício profissional da/o assistente social na garantia dos direitos da população LGBT: entre o conservadorismo e a defesa intransigente dos direitos humanos”.

O convite foi feito pelas/os alunas/os do 6º período do Curso de Serviço Social, na disciplina Gênero, Etnia e Serviço Social, ministrada pela também conselheira do CRESS-PR, Elza Campos.

Tamíres destacou que vivemos um contexto de violações e barbáries em que há uma crescente banalização da vida, e a/o assistente social estará diretamente atendendo as pessoas que vivenciam as expressões da questão social. “O Serviço Social é uma profissão que responde a requisições sociais e institucionais em matéria de direitos humanos e desigualdades sociais, de gênero, raça, privações, vulnerabilidade, dificuldades, no âmbito dos serviços sociais públicos e privados. Por isso, precisamos refletir sobre as questões éticas da atuação da/o assistente social na garantia dos direitos da população LGBT, já na formação profissional.”

A discussão perpassou por temas como a “Ideologia de Gênero”, que foi tão fortemente debatida e “enfrentada” por grupos do fundamentalismo religioso e organizações conservadoras e reacionárias. Em suma, diz respeito à discussão sobre igualdade, identidade de gênero, orientação sexual e sexualidade nas escolas e sobre a “Cura Gay” – no dia 18 de setembro, o Juiz Federal Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal, concedeu a um grupo de psicólogos cristãos uma liminar que permite a terapia de reversão sexual. A conselheira destacou: “É importante discutir estes temas que estão em destaque, a fim de refletir com as/os estudantes o que é que o Serviço Social tem a ver com isso. Desta forma, debatemos sobre os princípios éticos de defender a liberdade, a autonomia, a diversidade da pessoa humana e a luta contra a discriminação por orientação sexual, gênero, identidade de gênero”.

Durante a atividade, a Conselheira apresentou as ações do conjunto CFESS-CRESS no que tange aos direitos da população LGBT e enfatizou as ações já realizadas pelo CRESS-PR durante a atual gestão, como o CRESS em Movimento “Serviço Social em defesa dos direitos da população LGBT”, a convocação feita à categoria para participar da Parada da Diversidade em Curitiba, a participação e apoio a Parada da Diversidade e os banners em apoio ao Dia da Visibilidade Lésbica e contra a chamada “Cura Gay”.

Tamíres finalizou destacando que “em qualquer espaço sócio ocupacional da/o Assistente Social cabe à/ao profissional construir coletivamente com a população LGBT usuária dos serviços respostas às diversas violações de direitos humanos vivenciadas por este público, bem como articular-se com órgãos de defesa de direitos para a coletivização das demandas e ações conjuntas de enfrentamento às violações. Nossas ações, enquanto assistentes sociais, devem ser pautadas no reconhecimento da dignidade, autonomia, liberdade e respeito à orientação sexual e identidade de gênero dos indivíduos sociais”.