Assistentes sociais presentes na Parada da Diversidade de Curitiba

O frio e a chuva deste domingo, dia 5 de novembro, não impediram que milhares de pessoas participassem da 18ª Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba, que neste ano trouxe como tema “O que eu tenho a ver com isso?”. Segundo a Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), mais de 60 mil pessoas participaram do evento, que saiu da Praça 19 de dezembro em caminhada pela Avenida Cândido de Abreu até o Centro Cívico.

A Parada teve como objetivo aproximar a sociedade da agenda de promoção e defesa dos direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex, bem como denunciar todo o tipo de violência, preconceito, LTBTIfobia, racismo e machismo.

A conselheira do CRESS-PR, Jucimeri Silveira, falou para as centenas de pessoas presentes sobre o compromisso do Serviço Social do Paraná na luta pelos direitos da população LGBTI. “A parada é todo o dia, porque a luta contra o conservadorismo é todo o dia. Eles querem que nós, da comunidade LGBTI, voltemos para os armários da vida social. Nós não vamos permitir! Querem destruir os direitos historicamente conquistados. Por isso, essa parada é em defesa dos direitos, é um movimento político, de visibilidade das nossas identidades de gênero. A nossa luta é contra a desigualdade de gênero, desigualdade racial, desigualdade social”, enfatizou Jucimeri.

Representantes de diversos órgãos e movimentos sociais também estiveram presentes, como o Conselho Nacional dos Direitos Humanos, representado por Darci Frigo da Terra de Direitos,  Conselho Regional de Psicologia, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), APP-Sindicato, CUT, movimentos de mães de pessoas LGBTI, Movimento Mães pela Diversidade, União Brasileira de Mulheres (UBM), dentre outros.

A 19ª Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba, que acontecerá no ano que vem, já tem data: 4 de novembro (domingo). As informações serão divulgadas no evento criado no Facebook.

Confira abaixo o vídeo com a música da 18ª Parada da Diversidade, “Amar não é Pecado”, e a galeria de fotos: