Paraná contará com Frente Estadual para defender o SUAS

evento-suas

O Paraná passará a contar com um espaço aberto à população para a organização e articulação da luta em defesa da Assistência Social, do SUAS e da Seguridade Social.

Recentemente o governo federal fez cortes profundos no orçamento de 2018 para a Assistência Social. Os cortes foram de 97 a 99% para os serviços, programa, projetos e ações de aprimoramento da gestão. Após ampla mobilização, um primeiro resultado: parte do orçamento foi recuperado. Mas representa uma ausência de expansões e novas pactuações, sobreposição do Programa Criança Feliz, penalização dos municípios sob a justificativa de recursos parados.

O cenário de ameaças ao SUAS tem exigido a articulação de forças sociais para a intensificação de estratégias de luta em defesa dos avanços construídos de modo republicano e coletivo, a partir de uma concepção de sistema público estatal, orientado pelo princípio da universalidade e a diretriz da participação democrática. Nesse sentido, Frentes e Fóruns Populares, Colegiados e Fóruns de Gestores, organizações da sociedade civil e órgãos de controle, especialmente o Ministério Público, estão se posicionando e compondo esta rede nacional.

O lançamento da Frente Paranaense em Defesa do SUAS será realizado no formato de audiência, reunido organizações que aderiram à Frente Nacional em Defesa do Suas, defensores/as do direito à assistência social, trabalhadores/as, usuários/as e gestores/as.

O objetivo é realizar uma análise da conjuntura nacional e estadual, compor a Frente Estadual e encaminhar ações estratégicas de luta.

Trabalhadores/as e usuários do SUAS, a participação de todos/as é fundamental para unirmos as estratégias!

Data: 10 de novembro de 2017
Local: APP sindicato – Avenida Iguaçu, 880
Inscrições: Solicitamos sua confirmação de presença, preenchendo o formulário aqui.

Programação

Análise de conjuntura: serão abordados os efeitos dos cortes orçamentários e as ações de resistência em processo; as ações que estão fragilizando as bases estruturantes do SUAS; a sobreposição dos programas de governo em detrimento do sistema estatal; a agenda nacional de defesa do Suas e a construção de uma agenda estadual inserida na rede nacional da Frente em defesa do Suas e da Seguridade Social.

Palestrantes:
Marcia Carvalho Lopes – ex Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Jucimeri Isolda Silveira – conselheira do CRESSPR, professora da PUCPR, assessora do Fonseas e articuladora da Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social.

REALIZE SUA INSCRIÇÃO

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO