CRESS-PR na V Jornada do curso de Serviço Social da Unespar

evento paranavai
Entre os dias 9 e 11 de outubro foi realizada no campus de Paranavaí da Unespar a V Jornada do curso de Serviço Social, com o tema “Na luta de classes não há empate: conjuntura atual e seus rebatimentos para as políticas sociais”.

O encontro teve o apoio do CRESS-PR e NUCRESS Paranavaí e contou com a participação de profissionais dos municípios de Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, Amaporã, Loanda e Paraíso do Norte.

O objetivo do evento foi propiciar uma formação profissional com capacidade teórica crítica e habilidades técnicas para atuar de forma competente nas diferentes áreas da sociedade em que se efetivam as políticas sociais. A programação foi bem diversificada e contou com apresentação cultural, palestras, Mostra de Estágios, apresentação de trabalhos, encontro com supervisores de estágios e Mini Curso.

No primeiro dia (09/10) profissionais da região noroeste e acadêmicos do curso de Serviço Social participaram do debate “Serviço Social e Mobilização Profissional”, que teve como mediadora a conselheira do CRESS-PR, Profª Drª Jucimeri Isolda Silveira. Em sua fala ela destacou a importância da mobilização dos acadêmicos do Serviço Social e profissionais dos 29 municípios de abrangência do NUCRESS Paranavaí. Jucimeri ressaltou, ainda, o Código de ética Profissional, bem como nosso compromisso na defesa da democracia, justiça social e direitos humanos.

A conselheira, falou ainda, sobre o importante papel das universidades na realização de eventos como este também sobre a atuação da atual gestão do Conselho: “Destaco como positiva a implantação dos novos projetos propostos pela Gestão ‘Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos’, especialmente educação permanente e o observatório de direitos humanos e trabalho”.

Também participaram do seminário a conselheira Marly Bavia, o conselheiro Hemerson Wesley Maziero e a assistente social Telma Maranho.

A partir das orientações da política do CRESS o NUCRESS tirou como encaminhamentos:

• Construção da Frente de Defesa do SUAS, que terá como espaço de discussão o I Ciclo de Debates da Política de Assistência Social. O primeiro encontro será no dia 6 de novembro, na Unespar;
• Planejamento para capacitação profissional na abrangência do NUCRESS;
• Planejamento de reuniões descentralizadas;
• Parceria com o Núcleo de Educação para Relações de Gênero, sob responsabilidade da profª. Maria Inez Marques, da Unespar, para discussões acerca da defesa dos direitos humanos;
• Planejamento de reuniões descentralizadas.