CRESS-PR e SINDASP realizaram ação em Paranaguá para promover a defesa da profissão

Ação conjunta no município de Paranaguá – Defesa da profissão, das políticas públicas e dos serviços prestados à população usuária – CRESS/PR e SINDASP.

Reunião em Paranaguá (7)

O CRESS/PR realizou ação conjunta com o SINDASP – Sindicato dos/as Assistente Sociais do Paraná no dia 3 de outubro de 2017, reunindo os/as Assistentes Sociais do município de Paranaguá em defesa da profissão, das políticas públicas e reafirmação do Projeto Ético Político do Serviço Social. O objetivo da ação foi compreender o desenvolvimento das condições éticas e técnicas do exercício profissional, em especial identificar as principais dificuldades do Serviço Social inserido na Política Pública de Assistência Social.

A ação conjunta, considerada inédita na região de Paranaguá – Litoral do Paraná, teve o reconhecimento da categoria como uma intervenção inovadora porque transcendeu as expectativas para além do papel precípuo de orientação e fiscalização do exercício profissional, refletiu a capacidade de luta e organização coletiva frente aos desmontes de direitos sociais, de precarização das condições de trabalho e os impactos no cotidiano profissional dos/as Assistentes Sociais. A participação e o desenvolvimento da reunião possibilitou o reconhecimento das atividades desenvolvidas com os/as usuários/as, o trabalho em equipe, as condições de trabalho, questões de represálias, assédio moral e assalariamento do/a profissional.

No dia 4 de outubro representantes do CRESS-PR e do Sindasp estiveram em reunião com o Prefeito de Paranaguá – Sr. Marcelo Roque e o Secretário de Assistência Social – Sr. Levi de Andrade, para orientar o gestor do município sobre o papel precípuo do conjunto CFESS/CRESS, a importância da atuação do Serviço Social na Política Pública de Assistência Social, enfatizando os aspectos da autonomia profissional, sigilo, respeito ao histórico de vida do/a usuário/a e as competências e atribuições desenvolvidas mediante as requisições e demandas que interferem e são constitutivas do trabalho do/a Assistente Social. Pelas entidades estiveram presentes a conselheira do CRESS/PR, Tatiana de Fátima dos Santos, a Presidente do SINDASP, Krystiane Plaisant Marcon e a Agente Fiscal do CRESS-Pr Rosângela Cavalcanti Colcete.

No dia 5 de outubro, ainda, a ação realizada foi de visitas de orientações e fiscalização no município de Paranaguá. A Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI do CRESS-PR direcionou sua intervenção na dimensão político pedagógica em defesa da profissão e dos serviços prestados à população usuária do Serviço Social. As visitas foram realizadas nos equipamentos da Política de Assistência Social – CRAS e CREAS e na Política Pública de Saúde – Centro Municipal de Especialidades – Divinéia.

A atual Gestão do CRESS/PR “Tempo de resistir: Nenhum direito a menos” vem buscando a aproximação com a categoria, compreendendo que os posicionamentos e orientações precisam se constituir como a expressão concreta e legítima da articulação entre os fundamentos teórico metodológicos, ético-políticos e técnico operativos.

Texto por: Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI/CRESS/PR