NUCRESS Litoral promoveu seminário sobre Seguridade Social

O Núcleo Regional de Serviço Social do Litoral realizou, no dia 29 de setembro, o I Seminário de Seguridade Social. O encontro contou com o apoio do CRESS-PR e do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral e teve a participação de 93 pessoas da região litorânea e de Curitiba, dentre elas assistentes sociais e estudantes do curso de Serviço Social.

Antes do início do debate houve um momento para a apresentação da nova coordenação do Núcleo, composta por Jacqueline do Nascimento (Coordenadora), Renata Victoria Pons (1ª secretária) e Luanda Silva Peres (2ª Secretária).

As palestras foram divididas nos três eixos constitutivos da Seguridade Social: Saúde Pública, Previdência Social e Assistência Social. A primeira mesa teve como tema “A Saúde Pública no Brasil: uma análise dos impactos atuais; formas de enfrentamento para manutenção e ampliação de direitos” e contou com a participação da professora da UFPR – Setor Litoral, Dr.ª Silvana Maria Escorsim.

Na sequência, a conselheira Joziane Ferreira Cirilo, presidenta do CRESS-PR, apresentou o tema “Previdência Social na Atualidade: Os Impactos na vida da classe trabalhadora, e os desafios colocados pela reforma”. Para finalizar as apresentações a Assistente Social, militante do SUAS e de diversos movimentos sociais e populares, deu destaque ao tema “Assistência Social na atualidade: Participação e enfrentamentos necessários para manutenção do seu papel precípuo de proteção social”.

Os temas suscitaram debates com respostas a todas as perguntas encaminhadas à mesa, que teve como mediadora a Assistente Social Renata Victória Pons. Os questionamentos davam destaque ao atual desmonte da Seguridade Social e às formas de enfrentamento para assegurar direitos conquistados e impedir o retrocesso em curso.

A partir das avaliações escritas pelas/os participantes, entregues no final do evento, foi possível levantar sugestões para os próximos seminários e outros eventos da categoria, em parceria com os estudantes. As avaliações também ofereceram elementos qualitativos que confirmam o cumprimento dos objetivos pensados na organização do evento. Além disso, reforçaram a importância de suscitar o debate desconstruindo a naturalização da perda de direitos, destacando a primazia do trabalho em rede no âmbito da Seguridade Social, reafirmando o papel do Serviço Social dentro das esferas da seguridade social, para enfrentamento dos atuais modelos privatistas, terceirizados e criar fóruns, grupos e outras organizações para enfrentamento dos retrocessos, em todas as esferas de direitos.

O NUCRESS Litoral agradece o apoio da coordenadora do Curso de Serviço Social da UFPR, professora Drº Silvana Marta Tumelero, a todas/os as/os Conselheiras/os do CRESS-PR, representado no Seminário pela Assistente Social Tatiana de F. Santos, ao/às Assistentes Sociais Dorival da Costa, Solange Fernandes e Dirceia Motta pela doação de livros para sorteios e às Assistentes Sociais Bruna Helena Marouvo Medina e Odete Fernandes pelo apoio na organização do evento.