GT “Requisições do Sistema de Justiça” inicia ações

No dia 15 de setembro a Gestão “Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos”, do CRESS-PR, cumpriu mais uma das pautas que a nossa categoria profissional elencou como prioridade para esta gestão. Está formado o GT “Requisições do Sistema de Justiça e Órgãos de Responsabilização e Defesa de Direitos”.

Na reunião inicial foram resgatadas as ações já empreendidas pelo Conselho, como a incidência junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, que resultou na reversão da proposta de terceirização de profissionais assistentes sociais e realização de concursos públicos; participação de assistentes sociais paranaenses na formulação do Provimento nº 36 do CNJ/14, que trata da estruturação das Varas da Infância e da Juventude; demandas acumuladas da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI; publicações de orientação à categoria e outros.

Nesta primeira reunião foram traçados os objetivos do grupo, sua composição, plano e cronograma de atividades e temas a serem aprofundados. O principal deles é realizar estudos que subsidiem a atuação profissional dos/as assistentes sociais. Além disso, a partir dos resultados destes estudos, nortear incidência política do CRESS-PR nos órgãos do Sistema de Justiça e gestores das políticas públicas mais requisitados, com o intuito de estabelecer fluxos, protocolos e formação de rede, de forma a fortalecer a atuação profissional, reduzir demandas indevidas e melhorar a qualidade dos serviços prestados às/aos usuários dos serviços públicos e da Justiça. Em nível nacional, objetiva-se contribuir na articulação política junto aos órgãos de controle do Sistema.

O grupo será formalizado por meio de Portaria e, a princípio, funcionará até o final do ano de 2018, tendo em vista a realização do Seminário Estadual e Nacional do campo SócioJurídico, deliberado pelo conjunto CFESS/CRESS no Encontro Nacional, ocorrido em Brasília neste mês de setembro.

Estiveram presentes na primeira reunião assistentes sociais do Paraná com acúmulo na temática: Denise Colin, assistente social do Ministério Público do Paraná que recentemente ocupou o cargo de Secretária Nacional de Assistência Social; Telma Maranho Gomes, assistente social da Universidade Estadual de Maringá, que foi Diretora do Departamento de Proteção Social da SNAS/MDS e participa da gestão ampliada do CRESS; Jucimeri Silveira, professora da PUCPR e conselheira do CRESS-PR, com experiência na assistência social e políticas de defesa de direitos; Tamires Oliveira, assistente social da Defensoria Pública do Estado do Paraná e também conselheira do CRESS-PR; as assistentes sociais Keity da Cruz e Roselene Sonda (Lena), que compõem a gestão ampliada do CRESS-PR, ambas atuando no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos – COPJDH – MPPR, nos eixos de Assistência Social, População em Situação de Rua e Segurança Alimentar e Nutricional – SAN; e a agente fiscal do CRESS-PR, Roberta Mischiatti, representando a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.