CRESS-PR apresenta sua política de comunicação no Comunicasul

Na sexta-feira (04), antecedendo ao 46º Encontro Descentralizado da Região Sul, foi realizado em Florianópolis (SC) o VII Comunicasul, que reuniu as comissões de comunicação e assessoras/es de comunicação dos Conselhos Regionais de Serviço Social do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O CRESS-PR foi representado pelas conselheiras Jucimeri Silveira e Tamires Oliveira e pelo membro da Seccional de Londrina, Daniel Soares da Silva.

O encontro teve como palestrante o Assistente Social Jefferson Lee de Souza Ruiz, que é professor da Faculdade de Serviço Social da UERJ e foi assessor de direção do CRESS-RJ de 2000 a 2015, tendo atuado na comissão de comunicação. Em sua exposição, Jefferson falou sobre o contexto histórico da comunicação e destacou a chegada do rádio e da televisão no país e como estes meios influenciaram o dia a dia das famílias. Falou, também, sobre a importância das mídias sociais, tão presentes no cotidiano dos Conselhos.

Jefferson apresentou dados da Pesquisa Brasileira de Mídia, elaborada em 2016 pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, a qual aponta, por exemplo, que somente 49% da população brasileira tem acesso à internet (pesquisa completa aqui). Durante sua fala foi exibido o vídeo “Levante Sua Voz – A verdadeira história da mídia brasileira”, produzido pelo Intervozes (confira aqui).

Como desafios para as novas gestões dos CRESS, Jefferson afirmou que é importante considerar o acúmulo profissional das assessorias e necessário levar em conta que a comunicação, no Serviço Social, tem um duplo papel: informar e contribuir para a formação continuada.

O encontro também teve um momento para que cada CRESS compartilhasse suas experiências. A conselheira Jucimeri apresentou a política de comunicação da Gestão “Tempo de resistir: nenhum direito a menos” do CRESS-PR, que vem buscando estabelecer novas estratégias de incidência e resolver problemas que o Conselho enfrenta, como uma comunicação que é mais informação do que formação e que não aproxima a categoria, o que resulta na baixa participação das/os assistentes sociais. Para isso, a gestão está aperfeiçoando e implantando ferramentas de comunicação que permitam disseminar posicionamentos políticos e institucionais e ampliar a participação.

Dentre as ações que já vem sendo realizadas estão: publicação do informativo CRESS-PR em Movimento, que traz temas importantes para a categoria relacionados à agenda de lutas (como o Dia do Orgulho LGBT); publicação do Informes do Pleno, que apresenta para a categoria os debates realizados nos Plenos Ampliados e os encaminhamentos; criação do CRESS Orienta, que trará orientações sobre questões relacionadas ao exercício profissional; reformulação da revista Fortalecer; reformulação do site; disponibilização para a categoria da Consulta Pública; e criação do Observatório de Direitos Humanos e Serviço Social, que será um espaço para debate sobre a agenda política, estímulo à produção coletiva e articulação com as Unidades de Formação Acadêmica (UFAS) e espaços institucionais.

Jucimeri destacou, ainda, que o CRESS-PR passou a utilizar um sistema de videoconferência para transmitir as assembleias, reuniões do Pleno, plenárias descentralizadas, seminários e demais eventos como forma facilitar o acesso das/os assistentes sociais de todo o Estado aos debates promovidos pelo Conselho. Dentre as transmissões já realizadas está a do I Seminário População de Rua e Serviço Social, disponível na página do Facebook.

A produção de material audiovisual também é uma das metas da política de comunicação da gestão. Os vídeos seguirão a proposta de oferecer conteúdos formativos. A conselheira exibiu o vídeo “Serviço Social contra a LGBTFobia”, produzido para o Dia do Orgulho LGBT. Confira!