CRESS-PR e CRP-PR reúnem assistentes sociais e psicólogas/os da Defensoria Pública

reuniao-cress-crp
Foto: CRP-PR

O Conselho Regional de Serviço Social CRESS-PR e Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) promoveram um encontro que reuniu Assistentes Sociais e Psicólogas/os que atuam na Defensoria Pública do Estado do Paraná.

A reunião aconteceu no dia 22 de junho em Curitiba, Cascavel e Londrina. O objetivo foi discutir sobre a construção coletiva do referencial técnico de Assistentes Sociais e Psicólogas/os no âmbito da Defensoria e sobre as diretrizes éticas e técnicas que norteiam o exercício profissional de cada uma das profissões.

O encontro também permitiu conhecer a realidade da estruturação dos atendimentos e dos espaços em que ocorrem. “Esta foi uma demanda dos próprios profissionais para trazer questões sobre a atuação nesta área. Então, fizemos uma roda de conversa para escutá-los”, conta a conselheira Ludiana Cardozo Rodrigues, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP.

O CRESS foi representado pela vice-presidenta Elza Campos e pela agente fiscal Vanessa Rocha, que faz parte da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI). Para a conselheira Elza, que também integra a Câmara Temática de Ética e Direitos Humanos, esta demanda tem centralidade nas ações do Conselho. “Diante do cenário do desmonte dos direitos e das politicas publicas, amplia-se a tarefa do CRESS-PR, em particular da ‘Gestão Tempo de Resistir, Nenhum Direito a Menos’, de escutar a categoria para construir coletivamente novas respostas políticas e institucionais no enfrentamento das contradições da realidade”, afirmou.

Psicólogas/os e Assistentes Sociais formaram grupos, estabeleceram uma agenda para continuar as discussões e se reunirão com os Conselhos em três meses para debater estratégias conjuntas.

* Com informações do CRP-PR