Comissões de Ética e de Fiscalização discutem estratégias de atuação conjunta

A Comissão Permanente de Ética Profissional e a Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização – COFI, compostas por conselheiras/os e trabalhadoras/es do CRESS-PR e profissionais da base convidadas/os, se reuniram nesta sexta-feira, dia 2 de junho, para discutir estratégias de atuação que respondam, de maneira mais rápida e efetiva, às demandas da categoria.

A metodologia do encontro foi pensada a partir da perspectiva de ‘gestão ampliada’, que está sendo implantada pela Gestão “Tempo de resistir: nenhum direito a menos” com o objetivo de fortalecer a participação da categoria, a descentralização das decisões e a criação de espaços dialógicos.

Na primeira parte do encontro as Comissões se reuniram separadamente (Reunião Ampliada de Ética e COFI Ampliada) para debater questões especificas de cada uma delas.

A agente fiscal Vanessa Rocha destacou que um dos importantes encaminhamentos tirados na reunião ampliada foi a criação de um Grupo de Trabalho que irá tratar sobre a atuação profissional das/os assistentes sociais frente à defesa dos direitos humanos de pessoas em situação e rua.

Já o conselheiro Elias de Sousa Oliveira enfatizou a participação de profissionais de referência vindas/os de outros municípios para trazer suas contribuições a partir de suas áreas de atuação, ou seja, que podem compartilhar seus conhecimentos específicos e prestar orientações técnicas sobre determinada temática.

Na última parte da reunião os participantes das duas reuniões ampliadas se reuniram para discutir conjuntamente os pontos de convergência entre as duas Comissões a fim de definir as melhores estratégias de atuação com a categoria.