Audiência Pública discutiu perícia médica e revisão dos benefícios previdenciários

As/os assistentes sociais, em particular servidoras/es da carreira do Seguro Social, vêm lutando intensamente contra as reformas da previdência, trabalhista e os graves ataques aos serviços previdenciários da Reabilitação Profissional e do Serviço Social.

Para aprofundar o debate sobre este tema foi realizada em Brasília na manhã desta segunda-feira, dia 22, a Audiência Pública “Perícia médica e revisão dos benefícios previdenciários”, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.

Estiveram presentes representantes da Comissão Nacional dos Assistentes Sociais do INSS/FENASPS, do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, da Frente de Luta dos Assistentes Sociais Excedentes – FLASE, da Federação Nacional de Sindicato de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS, dentro outras entidades, além de assistentes sociais de vários Estados.

Um dos assuntos discutidos foi a Medida Provisória 767/2017, que prevê mudanças nos prazos de carência para concessão de importantes benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade no caso de usuários que retornam ao sistema. A proposição também cria condicionantes relacionados à perícia médica para alguns dos benefícios e propõe algumas alterações na carreira e remuneração dos peritos médicos.

A conselheira Viviane Peres, assistente social do INSS de Londrina e integrante da Comissão Nacional de Assistentes Sociais do INSS, acompanhou a audiência representando o CRESS-PR e destacou que a revisão dos benefícios por incapacidade que já está acontecendo e que estas mudanças estão sendo colocadas na perspectiva de retirada de direitos. “Há um processo de desmonte que o Serviço Social e a reabilitação vêm vivenciando”, enfatizou.

Viviane também destacou que foi debatida a necessidade de nomeação imediata das pessoas aprovadas no último concurso público, que vence em agosto, já que existe uma grande defasagem e muitos servidores estão se aposentando.

A audiência pública aconteceu num momento fundamental para a defesa das garantias de direitos. “Foi um espaço muito importante em que foram denunciadas várias ingerências e a tentativa de desmonte da Previdência Social. Foi também um marco histórico da luta enquanto categoria e de luta por uma previdência pública ampliada e de qualidade”, avaliou Viviane.

Como forma de barrar estes e outros retrocessos que estão sendo impostos pelo atual governo as/os participantes do evento também ressaltaram a necessidade da realização imediata de eleições diretas.

O relato do evento será encaminhado pela assessoria do senador Paulo Paim, que presidiu a audiência, para os representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA e para o presidente do INSS.

Clique aqui para assistir à audiência na íntegra

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.