Dia Mundial de Serviço Social

Promover a sustentabilidade da comunidade e do ambiente. Este é o tema do Dia Mundial de Serviço Social, celebrado nesse dia 21 de março. A data foi instituída pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits) em conjunto com demais entidades da categoria para ser celebrada toda terceira terça-feira de março de cada ano.

Cartaz do Dia Mundial de Serviço Social de 2017 (arte: Martha Rothblum/Fits)
Cartaz do Dia Mundial de Serviço Social de 2017 (arte: Martha Rothblum/Fits)

Segundo a entidade, a ideia de trabalhar com esta temática, que faz parte da Agenda Global, é fortalecer a relação entre o desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental. “Os quatro temas da Agenda Global estão interligados e todos são igualmente importantes. Não há como proteger as pessoas em perigo social, econômico e /ou político sem também olhar para o seu ambiente físico, natural e construído. É imperativo que reconheçamos que esses vínculos são inseparáveis ao trabalharmos em todos os níveis para enfrentar as injustiças globais, promovendo a sustentabilidade comunitária e ambiental” diz o site da entidade.

Para comemorar a data e, principalmente, dar visibilidade à profissão, a Fits tem o costume de publicar um vídeo com uma mensagem da entidade para os povos do mundo inteiro. Mas neste ano, a ação ficou também sob a responsabilidade das entidades parceiras que, em cada país, estão lançando vídeos em diferentes idiomas para falar sobre a profissão.

O CFESS disponibilizou sua mensagem, gravada pela vice-presidenta do CFESS e coordenadora da Comissão de Relações Internacionais, Esther Lemos:

Para Esther Lemos, as comemorações do Dia Mundial de Serviço Social trazem um importante momento de valorização da profissão e visibilidade de sua inserção nas particularidades nacionais. “Tem crescido o intercâmbio internacional entre assistentes sociais, tanto no âmbito da formação profissional e de investigações coletivas, quanto no âmbito da organização política da categoria. Nos espaços onde assistentes sociais do Brasil têm participado, observamos a ampliação do diálogo com as diferentes perspectivas teórico-metodológicas presentes”, explica Esther.

Ainda segundo ela, a participação da professora da UFRJ, Marilda Iamamoto, como conferencista no Congresso Mundial de Serviço Social em Melbourne (Austrália), em 2014, e de Silvana Martinez no Congresso Mundial em Seul (Coreia do Sul), em 2016, foram “importantes marcos das vozes latinoamericana e caribenha para o fortalecimento do projeto ético-político profissional que vimos construindo e defendendo ao longo das últimos anos”.

Tema já faz parte da agenda do Conjunto CFESS-CRESS
É preciso ressaltar que a temática trazida este ano pela Fits já foi alvo de debate do Conjunto CFESS-CRESS. Em 2012, o CFESS lançou um manifesto em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, pincelando a questão, mas com um olhar mais crítico. “Não há como acreditar na falácia do ‘capitalismo verde’. Sabemos que todas as vezes que nos colocarmos contra o latifúndio, a agroindústria, as madeireiras e os piratas estrangeiros que pilham a nossa biodiversidade, seremos duramente contra-atacadas pelo próprio Estado que, atuando prioritariamente a serviço do capital, criminaliza os movimentos sociais com suas práticas de luta e de resistência”, diz trecho do documento.

 

Fonte: CFESS.org.br