Estrutura e articulação do CRESS-PR foram alguns dos temas discutidos no Pleno Ampliado

Conselheiras/os do CRESS-PR e representantes dos Núcleos Regionais de Serviço Social – NUCRESS se reuniram no dia 4 de março para mais um Pleno Ampliado. No encontro foram discutidas a estrutura, organização e funcionamento do Conselho e de todo o Conjunto CFESS-CRESS.

A conselheira Wanderli Machado, presidenta do CRESS-PR, destacou o esforço da atual gestão para atender à premissa de realizar o uso racional, transparente e inteligente dos recursos. Wanderli também fez um balanço do que foi realizado nos últimos três anos, informações muito importantes para mostrar o trabalho que vem sendo realizado.

A conselheira Clarice Metzner falou sobre a importância da participação das/os assistentes sociais nas Comissões Permanentes e Câmaras Temáticas, espaços de articulação para a defesa dos direitos humanos e de debates sobre temáticas como educação, direito à cidade, saúde, previdência social, ética e direitos humanos, dentre outras. “A defesa dos direitos não é possível fazer apenas internamente. Só é possível quanto estamos articuladas/os”, disse a conselheira.

Solange dos Santos Fidelis, assistente social de Toledo, avalia que o pleno foi um momento muito importante para se ter ideia de como está a representação dos NUCRESS e quais são as dificuldades e enfrentamentos da categoria no interior do Estado. Ela também considera que a perspectiva de descentralização e a expansão dos NUCRESS (em 2016 aumentaram de 13 para 20) com certeza vai contribuir muito para a mobilização das/os assistentes sociais. “Eu tenho certeza que esse é o caminho para que a gente possa fortalecer e aproximar a categoria no Paraná. Esse é o caminho, são oportunidades sempre muito ricas”, afirma Solange.

Recadastramento Obrigatório

O conselheiro Uilson José Gonçalves Araujo, vice-presidente do CRESS-PR, reforçou a necessidade de orientar a categoria sobre o processo de recadastramento eletrônico obrigatório para todas/os as/os profissionais, que será realizado até o dia 31 de dezembro deste ano pelo site www.vivasuaidentidade.com.br. No mesmo endereço as/os assistentes sociais poderão responder à “Pesquisa do Perfil Profissional”.

Uilson também prestou orientações sobre a emissão do novo Documento de Identidade Profissional, que não é obrigatória para profissionais já registrados no CRESS-PR.

Confira abaixo o momento de intervenção cultural e a galeria com outras fotos do evento: