CFESS Manifesta – 8 de março

(arte: Rafael Werkema/CFESS)
(arte: Rafael Werkema/CFESS)

Hoje, 8 de março é Dia Internacional das Mulheres. Apresentamos nesta notícia o documento CFESS-Manifesta -Dia da Mulher, um manifesto em homenagem às lutas feministas contra a retirada de direitos, contra todas as formas de violência e a deterioração das condições de vida e de trabalho das mulheres!

O documento traz o seguinte panorama:

Ao decidirem pela maternidade, mulheres colocam em risco a sua saúde e vida, dadas as deficiências ou total ausência do Estado no campo das políticas de saúde reprodutiva. Também se fortalece a cultura do estupro como uma das manifestações mais cruéis do sistema de dominação-exploração que contamina todos os espaços da sociedade e expressa o poder político que dá direitos sexuais aos homens sobre as mulheres.

De acordo com a ONU, o Brasil é hoje o maior “exportador” de mulheres escravas da América do Sul. São vítimas do crime organiza-do, que deixam suas regiões, para buscar alternativas concretas de sobrevivência nos países de destino, com jornadas de trabalho diário entre 10 e 13 horas, vida clandestina, desconhecimento do idioma local, incentivo ao consumo de drogas, cobranças abusivas das despesas de passagem, alimentação e moradia.

De acordo com o Mapa da Violência 2015, os registros do SIM informam que, num ritmo crescente, entre 1980 e 2013, morreu um total de 106.093 mulheres, vítimas de feminicídio no Brasil. A taxa, que em 1980 era de 2,3 vítimas de feminicídio por 100 mil, passa para 4,8 em 2013, representando um aumento de 111,1%. As redes sociais tornam-se também um novo es-paço de repressão às mulheres e ao feminismo. Cerca de 75% das mulheres afirmam que já foram alvo de violência nas redes sociais.

Na política, ainda persiste a desigualdade na participação de mulheres e homens. Atualmente, o Brasil está na 86º posição, no que se refere ao acesso das mulheres ao Poder Executivo, parlamentos e ministérios.

O CRESS-PR, em consonância com o documento, acredita que a libertação das mulheres, a superação do patriarcado e a construção da igualdade entre mulheres e homens passam necessariamente pela associação entre a luta feminista e a luta contra o capital.

Acesso aqui o documento para ler na íntegra!

Parada das Mulheres


O CFESS-Manifesta é também um convite para as assistentes sociais se juntarem ao chamado da greve internacional que, segundo o próprio CFESS Manifesta, é “um grito internacional das mulheres por justiça social, ambiental e reprodutiva, na perspectiva da construção de uma nova ordem societária anticapitalista, antirracista, antissexista e antibelicista, na defesa de um feminismo popular e solidário com as mulheres trabalhadoras e suas famílias”.

“Se nossas vidas não importam, que produzam sem nós”.

Esse é o mote da Greve Internacional de Mulheres, que está sendo organizada em ao menos 50 países em prol dos direitos femininos no 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

AGENDA EM CURITIBA E REGIÃO
Data: 08/03
Local: Praça Santos Andrade
Horário de início: 17h

O CRESS-PR estará lá! Chamamos toda a categoria!

fonte: CFESS