Realizada em Cascavel a última etapa do ‘Ética em Movimento’

Foi concluído no último sábado, dia 3 de dezembro, o curso ‘Ética em Movimento’ que aconteceu em Cascavel. Nos quatro módulos realizados foram abordadas as temáticas “Ética em Sociedade”, “Ética e Práxis Profissional”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e Instrumentos Processuais”.

Todas as etapas contaram com a presença do multiplicador e vice-presidente do CRESS-PR, Uilson José Gonçalves Araujo. O ‘Ética em Movimento’ já foi realizado em outras cidades e proporciona para assistentes sociais atualização profissional e reflexão ética, numa conjuntura marcada pelo acirramento dos problemas sociais.

Para Cristiane Sander, que atua na Unioeste Toledo, foi um espaço de debate e conhecimento sobre a atuação do/a Assistente Social e os diversos dilemas éticos que encontra no cotidiano profissional. “Foi um momento importante para rever ou firmar concepções éticas através do aprofundamento teórico e prático”, disse Cristiane.

“O curso Ética em Movimento mostrou-se como um instrumento de integração, mobilização, retratando diferentes realidades e ampliando o debate e a reflexão sobre as possibilidades e os limites da profissão do Assistente Social”, avaliou Rosangela Colla, que trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social de Iguatu. “As discussões foram, sem dúvida, espaços onde percebemos a diversidade e o alto nível dos colegas que participaram seriamente do curso”, complementou.

A assistente social Janaina Alves Teixeira, da Defensoria Pública de Cascavel, disse que o curso superou suas expectativas. “A troca de experiências entre os participantes e a grande contribuição do conselheiro Uilson foram de extrema valia. Certamente todos os Assistentes Sociais deveriam aproveitar esta oportunidade de aprendizado”, avaliou.

Na opinião de Thais Reollon, que trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social de Corbélia, o curso cumpriu com seus objetivos. “O ‘Ética em Movimento’ nos permitiu discutir e aprimorar nossos conhecimentos referentes à profissão do Assistente Social, principalmente nesse tempo de grandes mudanças políticas e sociais que requerem cada vez mais do profissional habilidades para novos desafios. Possibilitou ainda, trocas de experiências, as quais são de grande importância para o crescimento profissional.”