Seminário ‘Desmonte das políticas de Seguridade Social e os impactos sobre o Trabalho’ – 01/12

Considerando a atual conjuntura, marcada por uma explícita ofensiva conservadora que ataca diretamente direitos conquistados, refletir sobre o desmonte da Seguridade Social e seus efeitos para o conjunto da classe trabalhadora é fundamental.

Sob o mantra da “crise” fiscal do Estado os ataques às políticas de seguridade social são constantes, afetando diretamente o trabalho do assistente social e, consequentemente, os sujeitos demandantes de tais políticas. Um número significativo de profissionais, nos últimos anos, está trabalhando em serviços que viabilizam o acesso às políticas públicas no âmbito da saúde, da previdência e da assistência social, assim o desmonte proposto irá impactar significativamente a categoria profissional.

É nesse sentido que a Seccional Londrina em parceria com o SINDPREVS, GRASS e Universidade Estadual de Londrina realizam no dia 1º de dezembro o Seminário de Seguridade Social, com o tema ‘Desmonte das políticas de seguridade social e os impactos sobre o trabalho’.

>> Inscreva-se aqui

DATA

01/12/2016

PROGRAMAÇÃO

8:00 – Credenciamento
8:30 – Abertura: CRESS-PR; GRASS; SINDSPREVS; Departamento Serviço Social – UEL
08:45 – 09:30 – Mesa: “O atual contexto político e jurídico brasileiro das políticas públicas: possibilidades e desafios”
09:30 – 11:00 – Mesa: “O desmonte das políticas de seguridade social e os impactos sobre a classe trabalhadora: estratégias de resistências e enfrentamento”
11:00 – 12:00 – Debate

14:00 às 16:00
Oficinas temáticas
Oficina 01 – Condições de trabalho e desafios para os trabalhadores do SUAS
Oficina 02 – Política de Saúde no tempo presente: Desafios no Contexto da PEC (241/55)
Oficina 03 – Previdência Social: alterações e os impactos para o trabalhador


Plenária Final:
Estratégias de enfrentamento, resistências e articulação dos trabalhadores nas políticas de seguridade social: dimensão coletiva para o trabalho profissional

LOCAL

Anfiteatro Maior do Centro de Ciências Humanos (CCH) – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Rodovia Celso Garcia Cid, Km 380, s/n – Campus Universitário