CFESS disponibiliza publicações sobre combate ao preconceito, política urbana e Congresso da Virada

Assistente social no combate ao preconceito, o trabalho da categoria na política Urbana e as comemorações dos 30 anos do Congresso da Virada são as novidades. Faça o download!

Com o objetivo de orientar o exercício profissional de assistentes sociais, bem como contribuir no processo de qualificação profissional da categoria, o CFESS mantem em seu site a seção Publicações, que conta com livros e brochuras que debatem o Serviço Social e sua interlocução com diversas áreas.

Nesse sentido, a gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017) apresenta três novidades na seção. Duas delas foram lançadas em setembro, durante o 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em Olinda (PE): a série de cadernos Assistente social no combate ao preconceito e a brochura/livro Atuação de Assistentes Sociais na Política Urbana: subsídios para reflexão. Ambas foram impressas e distribuídas no CBAS e serão disponibilizadas, em breve, pelos CRESS em suas sedes.

A terceira novidade é a republicação, em formato digital e gratuito, do livro 30 anos do Congresso da Virada. Saiba mais a seguir.

Todas estão disponíveis na seção Publicações. Conheça um pouco mais de cada material.

Série Assistente social no combate ao preconceito

A série de cadernos Assistente Social no combate ao preconceito tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político.

Segundo a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Tânia Ramos, a série abre o debate “não só sobre as diversas práticas de discriminação contra formas de vida e modos de comportamento, mas aponta também que os diferentes preconceitos – sejam contra as mulheres, a população negra, LGBT entre outras – partem de uma mesma atitude, de um mesmo comportamento e forma de pensar”.

Neste primeiro momento, foram lançados cindo cadernos: O que é preconceito, O estigma do uso de drogas, Racismo, Transfobia e Xenofobia. A ideia é que, futuramente, outros temas sejam abordados. “Nossa intenção é, por meio dessa série, dar suporte à categoria, para que assistentes sociais se mantenham permanentemente vigilantes em seus posicionamentos éticos e políticos, de modo a transformá-los em ações que combatam as diversas manifestações do preconceito, tão presente nas dinâmicas socioinstitucionais”.

Conheça os cadernos:

O que é preconceito
O estigma do uso de drogas
Racismo
Transfobia
Xenofobia

Atuação de Assistentes Sociais na Política Urbana: subsídios para reflexão

Este livro é o quinto volume da série Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais, que aborda também os temas Assistência Social, Saúde, Educação e Sociojurídico.

A publicação busca uma aproximação histórica, teórica e política à problemática da questão urbana e do direito à cidade, explicitando as tensões e os desafios postos ao exercício profissional de assistentes sociais. Destaca também as principais ações desenvolvidas pela categoria nesse campo, passando pelas de caráter socioeducativo, de caráter organizativo e de mobilização popular, de assessoria, supervisão e formação, e de planejamento, gestão e coordenação, mas sem estabelecer qualquer tipo de prescrição ou mesmo receituário profissional.

Para a coordenadora da Comissão de Seguridade Social do CFESS, Nazarela Rêgo, os subsídios oferecem também uma “análise das contradições sociais resultantes da dinâmica do modo de produção capitalista, situando-as no processo de desenvolvimento das cidades, além de buscar reconstruir a trajetória da política urbana no Brasil e localizar o processo histórico de inserção do Serviço Social na mesma”.

Baixe o livro Atuação de Assistentes Sociais na Política Urbana: subsídios para reflexão

30 anos do Congresso da Virada

O livro, lançado em 2009 como parte das comemorações dos 30 anos do “Congresso da Virada” – como ficou denominado o 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) de 1979 – ganha agora uma versão digital gratuita para download.

Publicado no Seminário que celebrou as três décadas do Congresso da Virada, este livro busca resgatar e registrar na história a memória desse Congresso, que teve um impacto incomensurável para as mudanças que se seguiram na profissão. É a partir desse Congresso que o Serviço Social, do ponto de vista teórico, assume hegemonicamente sua veia crítica, amparada na teoria marxista, que favorece no enfrentamento ao conservadorismo e na análise da sociedade capitalista “e suas inflexões nas demandas e desafios postos à profissão”.

“Disponibilizarmos este livro em 2016 é também uma forma de comemorarmos os 80 anos da profissão, pois a publicação recupera uma construção histórica da categoria, que foi o Congresso da Virada e seu legado. Não é possível falarmos de oito décadas do Serviço Social brasileiro sem darmos destaque para este evento”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação, Daniela Neves.

Baixe o livro 30 anos do Congresso da Virada

Para saber como foi o Seminário comemorativo, conheça também o livro Seminário Nacional: 30 anos do Congresso da Virada

Fonte: CFESS